Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Roberto (-5) - Olympiakos 1

"O Benfica fez, no Pireu, o melhor jogo até agora. Mas perdeu. É assim o futebol com a magia da (in)justiça e com a (i)lógica da imprevisibilidade.
O jogo foi um cachalote de paradoxos. A melhor exibição e o pior resultado (ou o mais difícil de reverter). Pela primeira vez, o Benfica libertou-se dos fantasmas de Maio passado para, no fim, sair agrilhoado pela ditadura do resultado. O que se esperava exibicionalmente da equipa no Estádio da Luz aconteceu na deprimida Grécia, ao invés da equipa grega que fez na Luz o que foi incapaz de repetir perante os seus frenético adeptos. Cá o Benfica empata quando merecia perder e lá, mesmo que tivesse empatado, seria ainda assim uma derrota perante o que fez. E, por fim, a suprema ironia de Roberto ter salvado a sua equipa de uma goleada à moda antiga. Tal como, a seguir ao jogo, um amigo me escreveu num sms: «É sina nossa perder por causa do Roberto.» Pois é, ele garante sempre pontos. O problema é que são algébricos. Pontos positivos (pelas notáveis defesas ou frangos) ou negativos (pelos fantásticos frangos e defesas). Ou vice-versa.
Não sei de tudo isto é apenas azar recorrente ou se traduz algo mais. Na alta-roda do futebol não pode haver distracções fulminantes ou desperdícios em overdose.
Agora há que tirar proveito do lado positivo. O Benfica parece ter sido resgatado da penumbra exibicional e da letargia anímica e a Liga Europa (ainda não assegurada) será desportivamente mais uma boa oportunidade. Sem Roberto e robertos.
P.S. Um esloveno apitou como deve ser. Sem mariquices que por cá se vêem ao menos encosto ou batota consentida."

Bagão Félix, in A Bola

3 comentários:

  1. Vou apenas comentar o PS do Bagão Félix:

    Na minha opinião, na maioria dos casos em que parece haver má arbitragem, muito da culpa é dos jogadores. Os jogadores são os artistas e têm os apaixonados fans sempre atrás deles. E, como o futebol praticado por "senhores" não passou do último século, os jogadores aproveitam-se desse género de poder surdo e mudo. Eles e a maioria dos dirigentes.

    É óbvio que há árbitros menos transparentes, mas regra geral se os jogadores não ajudarem, conseguem descambar com o espectáculo.

    Na Liga dos Campeões, com o aliciante dos prémios de jogo, mas sobretudo da possibilidade de melhores contratos, os jogadores tedem sempre a mostrar as suas melhores facetas, o que facilita imenso a vida ao árbitro.

    De qualquer maneira, foi realmente uma excelente arbitragem. Contudo, pergunto: quantas entradas houve nos primeiro 5 minutos? R.: 0. Por exemplo no jogo do Benfica frente ao Guimarães, o primeiro toque de bola dos vitorianos, foi precedido de uma falta duríssima, ainda não tinha terminado o primeiro minuto...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Sobre a questão da Culpa, creio que esta é daqueles problemas tipo:
    ... quem nasceu primeiro, o Ovo ou a Galinha!!!

    Os jogadores quando percebem a incompetência/premeditação do árbitro, abusam... Quando percebem que o árbitro, é influenciável, seja com o ambiente nas bancadas, seja com os protestos dos jogadores ou dos bancos, abusam...
    Quando os jogadores percebem, que o árbitro não vai em fitas, e só está ali para apitar sem benefícios, jogam futebol e tudo se torna mais fácil.
    O problema em Portugal, é quando os árbitros tentam deixar jogar, com um critério largo, os jogadores começam a retaliar, com entradas duras, e isso é essencialmente falta de respeito pelos colegas de profissão... algo que na Champions raramente acontece.

    Mas concordo, se os jogadores ajudarem, o trabalho do árbitro é fácil, quando isso não acontece, seja com protestos, seja com simulações constantes, é impossível fazer uma boa arbitragem.

    Sobre o jogo de Atenas, por acaso não concordo com a apreciação do Bagão. Aliás escrevi na crónica. Foi melhor daquilo que estava à espera, mas não foi uma boa arbitragem... Como é que o Salino acabou o jogo sem um amarelo?!!! Teve sorte porque não houve nenhum lance decisivo na área, nem mostraram os erros dos fiscais-de-linha. Por exemplo, quando o Markovic se isolou pelo primeira vez, creio que estava fora-de-jogo, mas falhou, e a repetição nunca foi mostrada...!!! A UEFA nos últimos anos, tal como a FIFA anda a censurar repetições para proteger erros de arbitragem!!!

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!