Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Orçamentos

"Há dias, li no Jornal i uma apresentação das equipas da nossa Liga com nota dos orçamentos anuais dedicados à temporada.
A fazer fé na fonte citada, os 16 clubes estimam gastar 197 M (milhões) de euros. O Porto lidera, folgadamente, com uma projecção de 90 M! Com dois dígitos, só mais 3 clubes: o Benfica com 40 M, o Sporting com 20 M e o Braga com 13 M.
Todos os outros 12 clubes somados têm um orçamento de 34 M, desde os 4 do Marítimo e Rio Ave aos 1,1 do Setúbal. O terceiro classificado da época passada, o P. Ferreira, fica-se pelos 3 M.
O Porto, só por si, representa 45,7% do total e entre 30 a 90 vezes os orçamentos de cada um dos não designados grandes. Por sua vez, Benfica, Sporting e Braga terão ao seu dispor (em conjunto) 81% do que é referido só para o Porto.
Considerando a totalidade dos pontos possíveis na Liga (90 pontos), cada ponto conquistado pelo Porto representa 1 milhão de euros e do Benfica quase 0,5 milhão. Ou de outro modo, uma vitória num jogo amortiza 3 milhões para o Porto e perto de 1,5 milhões para o Benfica. Ou seja, tanto ou mais do que a maioria dos orçamentos dos clubes para toda a época... Há equipas cujo orçamento é inferior ao custo salarial de um jogador dos principais clubes.
Cada um que tire as suas ilações. Entre poderio económico e desportivo. Entre orçamentos e passivos. Entre fantasia e precipício. Entre grandes vendas e estranhos défices. Entre dimensão, modelo e sustentabilidade da Liga. Entre estruturas paralelas e mínimas. Entre orçamentos e números de jogadores. Entre turnovers e empresários. Etc. ... "

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!