Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de março de 2013

'Doping' escondido ?

"1. A célebre Operacion Puerto, a maior de sempre a investigar casos de dopagem, está nas mãos da justiça espanhola, que a promoveu; o guru que aparece em todos os processos mais mediáticos de doping é o médico Eufemiano Fuentes, também ele espanhol. Assim sendo, é estranho que nas redes de controlo só sejam apanhados atletas (quase todos ciclistas) italianos, belgas, alemães, russos... e nunca nenhum espanhol. Porque será? Para muitos, a explicação é simples: em Espanha existe um doping de Estado igual aos dos países de leste antes da queda do Muro. Basta olhar para a frequência com que ali são abafados desde há anos episódios de ciclistas famosos e praticantes de outras modalidades como o ténis e o futebol. Seria bom que a ONU e a UE obrigassem os países a harmonizar as normais anti-doping. Sabe-se, por exemplo, que entre 2002 e 2007 a Real Sociedad pagou ao dr. Fuentes 342 mil euros por ano, ou seja, mais de dois milhões a título de consultoria clínica. Alguém mexeu uma palha?

2. Quando será que a UEFA mete a mão na consciência e se decide a analisar as incidências do jogo com seriedade? Quando será que os actuais e antigos árbitros deixarão de ser uma corporação tipo loja maçónica e passam a julgar os erros dos colegas com independência e isenção? Vem isto a propósito da expulsão de Nani  no Man. United - Real Madrid. De um modo geral, só o clã dos árbitros aprovou a decisão do turco Çakir, enquanto a imprensa, técnicos e jogadores a condenaram. Até Pierluigi Collina, presente na tribuna como observador da UEFA, lhe atribuiu a nota de 8,2 num máximo de 10! Enfim, no melhor pano cai a nódoa.

3. Ainda estamos em Março e em Itália já foi definido o calendário para a próxima época: a 1.ª jornada será a 25 de Agosto e a última (38.ª) a 18 de Maio. Haverá três turnos a meio da semana: 25 de Setembro, 30 de Outubro e 7 de Maio. Entre 23 de Dezembro e 4 de Janeiro o campeonato estará parado."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!