Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Benfica, Sporting e FC Porto: desafios e oportunidades


"O ano futebolístico acabou de terminar, com a presença de Benfica e FC Porto no Mundial de Clubes, e já estamos a entrar numa nova temporada. O tempo de transição entre épocas é cada vez mais reduzido obrigando a uma melhor preparação, atenção ao detalhe e profissionalismo. A época de 2025/2026 terá muitos motivos de interesse, alguns deles estarão fora das quatro linhas. Benfica, Sporting e FC Porto terão desafios diferentes pela frente, mas terão todos possibilidades de ter êxito, com o SC Braga à espreita.

Benfica: um ano de decisões
O Benfica está a passar um momento conturbado. A ausência de títulos no futebol é sempre um trauma para um clube com a dimensão do Benfica. Os últimos anos não têm sido fáceis. Investimentos avultados não tiveram o resultado pretendido. Em termos organizacionais percebe-se que não existe coesão, compromisso e cumplicidade entre quem lidera o clube. O maior exemplo são as constantes saídas de pessoas de várias áreas do clube, desde a administração (Luís Mendes, Lourenço Pereira Coelho ou Jaime Antunes), passando pela área jurídica ou no scouting onde a razia foi incrível. Naturalmente que esta forma de gerir e liderar acaba por ter reflexo no relvado, onde surgem constantes notícias sobre o desejo de jogadores de saírem do clube. Num ano de eleições será determinante que todos os candidatos consigam responder a duas questões: num clube ou organização como a do Benfica, que tem as melhores condições de trabalho, que tem notoriedade, que remunera bem os seus trabalhadores, que lhes dá condições para continuarem a evoluir, por que razão é que tantas pessoas saem e querem sair da organização Benfica? O que se passa internamente para o Benfica não ter a capacidade de convencer os seus quadros (jogadores ou gestores) a permanecerem no clube? Para os candidatos, muito mais do que tentarem convencer os sócios com jogadores ou treinadores de nomeada, o mais importante será perceberem o que terão de fazer para tornar o Benfica num clube mais transparente, eficiente e com uma cultura que motive os seus colaboradores e saiba premiar o mérito. Se todos estiverem unidos e focados no mesmo objetivo, a probabilidade de ter sucesso será muito superior…

Sporting: dossiê Gyokeres
O Sporting vem de um ano desgastante em que foram cometidos muitos erros. Mesmo assim, conseguiu sair por cima com a vitória no Liga e na Taça de Portugal. Apesar da época ter tido um bom desfecho, é importante que a administração do Sporting perceba que a diferença entre o sucesso alcançado e uma época de insucesso foram duas bolas que bateram nos postes nos jogos contra o Benfica. Perceber que não está tudo bem quando se ganha, assim como não está tudo mal quando se perde, é fundamental para manter o rumo bem definido. Depois da saída de Ruben Amorim, no início de uma nova época, o Sporting debate-se com uma questão que tem de saber resolver. A gestão do dossiê de Gyokeres pode ser fundamental para o sucesso desportivo na época do Sporting. Por um lado, será muito benéfico que o avançado sueco e o Sporting consigam encontrar uma solução com elevação. É importante respeitarem-se os acordos, as palavras e fazer com que os adeptos fiquem com uma imagem positiva de um dos melhores jogadores dos últimos 30 anos. Paralelamente, será fundamental para o Sporting conseguir encontrar alternativas ao jogador sueco. Estas alternativas deverão passar pela capacidade de acrescentar valor individual ao plantel e, em simultâneo, pela capacidade de criar uma dinâmica coletiva que consiga superar a ausência de Gyokeres.

FC Porto: saber gerir expetativas
Depois de um ano muito duro, que foi positivo na vertente financeira e negativo no campo desportivo, é determinante que André Villas-Boas perceba os erros que cometeu. Um dos erros que me parece bem evidente foi a forma como o presidente do FC Porto elevou em demasia a fasquia relativamente à qualidade do plantel que tinha à disposição. Parece-me que seria importante ter uma comunicação mais comedida. Não elevar as expetativas em demasia. Todos sabemos que, pela história, o FC Porto será sempre um candidato ao título. Analisando o contexto atual, também percebemos que o clube azul e branco parte atrás dos rivais de Lisboa. Como tal, até para retirar pressão aos jogadores, seria importante moderar o discurso. Se tiver este cuidado (ao contrário do que fez no Mundial de Clubes), ao longo da época pode ter a possibilidade de ser mais contundente em caso de resultados positivos, ou aproximar-se da realidade em caso de insucesso.

SC Braga: consistência
O SC Braga deverá continuar o seu crescimento. Para tal, é importante ser cada vez mais consistente. A consistência irá permitir ao clube bracarense solidificar as bases necessárias para se ir aproximando dos três crónicos candidatos. Em simultâneo, se o SC Braga for uma equipa consistente e segura, tem sempre a possibilidade de poder aproveitar as oscilações que os três grandes podem ter a qualquer momento. Por outras palavras, o SC Braga tem de estar preparado para aproveitar as oportunidades. Analisando a última temporada, o SC Braga teve uma oportunidade que não soube aproveitar.

Liverpool
O comportamento do clube inglês na tragédia que sucedeu a Diogo Jota demonstra que o Liverpool é um clube muito especial, que respeita, admira, reconhece e nunca deixa cair os seus.

Luis Enrique
Teve a capacidade de fazer com que muitos sejam, hoje, adeptos do PSG. Uma verdadeira equipa que faz sobressair a qualidade individual dos seus executantes.

Kokçu
Não confirmou a expetativa que foi gerada com a sua contratação. Sai do Benfica pela porta pequena."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!