Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Cidadãos do mundo


"É o que os portugueses dizem que são, e têm boas razões para isso porque, além de terem alargado as fronteiras do mundo, não se deixaram prender por elas e espalharam-se desde sempre por todo o lado.
'Navegar é preciso', sinterizava Pessoa a propósito da inquietude profunda da alma lusitana que tudo busca e sempre procura mais além.
Só um povo assim universal e universalista poderia criar um clube como o Benfica, resistente a crises e impérios, perene no coração dos seus adeptos e respeitado por todos em função de sua grandeza.
Grita-se Portugal e grita-se Benfica nos quatro cantos do mundo, e é portuguesa muita da força inovadora de tantos países que não falam a língua de Camões.
É que os portugueses têm a viagem no coração e gostam tanto do destino como do caminho.
São nos seus atos um povo livro aberto, capaz de fazer-se aceitar e de aceitar o outro independentemente das suas diferenças. É por isso estranho que se ouça falar de xenofobia e racismo em Portugal ou que alguém cuja alma abraça o mundo possa dizer a um seu semelhante 'vai para a tua terra', porque a Terra é só uma e é de todos, como os portugueses ensinaram ao mundo."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!