Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Revelação 23/24: João Neves, o “puto” que nunca desiste


"A distinção de João Neves como Jogador Revelação GoalPoint da Liga 2023/24 é tudo menos uma surpresa, embora possa surpreender aqueles para quem o médio se “revelou” há cerca de um ano, mas essa questão fica esclarecida pelo critério de eleição, que explicamos no próximo parágrafo. O médio mas assumiu desde cedo na temporada um papel fundamental em toda a manobra “encarnada”, tornando-se num verdadeiro “patrão” do meio-campo, terminando uma época memorável a nível individual e agitando o interesse dos “tubarões” do futebol, ainda antes de ver a sua presença confirmada no EURO 2024. Neves sucede ao colega de equipa, António Silva, que foi a Revelação de 22/23.
No imediato pode o leitor questionar-se sobre este prémio, uma vez que já na época passada o médio havia dado ares da sua graça. Porém, o critério para a distinção é simples e definido há anos pelo nosso Antunes: o Jogador Revelação resulta do maior GoalPoint Rating entre jogadores Sub-23 que disputaram mais de 1020 minutos na época em análise e menos de 765 na anterior (25% do tempo possível). João Neves brilhou na fase final do título anterior mas ficou-se pelos 637 minutos, contexto que o habilita ao prémio que vence este ano, com inteira justiça, seja o critério a “olho” ou aquele que vamos desenvolver em seguida: o analítico.
Maturidade acima da média, inteligência na leitura de jogo e ocupação de espaços, qualidade de passe e a “guardar” a bola, técnica apurada, nervos de aço. Estas são algumas das qualidades demonstradas por João Neves, que têm dado uma outra dimensão ao futebol benfiquista e tem encantado adeptos e crítica.
Eis um resumo dos destaques que realçamos, no desempenho de João Neves na Liga agora finda:


Especialista no passe progressivo
Neves foi o quarto jogador da Liga com mais passes progressivos (113) entre médios e avançados. O que é um passe progressivo? Qualquer passe eficaz que permite à equipa reduzir em mais de 25% a distância original para a baliza contrária.

Trabalhador incansável
A médio-defensivo ou médio-centro, João Neves sabe pressionar em zonas adiantadas como poucos, tendo sido o quarto jogador com mais ADMA, as acções defensivas no meio-campo contrário (59).

Implacável no desarme
Apesar de não ser um jogador alto ou fisicamente imponente, Neves foi o jogador com melhor eficácia (82%) no desarme completo (53 com manutenção de posse).

Rei no duelo individual
João Neves foi o quarto futebolista com mais duelos ganhos (235), segundo entre médios, uma imagem de marca do seu jogo.

Sempre dentro do jogo, na hora de construir
O benfiquista foi o jogador da Liga com maior média de acções com bola por 90 minutos (98,9).

Qualidade inigualável no passe
“Patrão” do meio-campo, foi o sexto jogador com melhor eficácia de passe (89,6%), sendo o segundo com mais elevada média de passes (75,4) por 90 minutos e líder entre médios.

Líder na recuperação da posse
Nenhum outro jogador da Liga registou tão elevada média de recuperações de posse por 90 minutos (8,3).
O Top 10 das Revelações da Liga 23/24
João Neves não está sozinho entre as maiores revelações da Liga, naturalmente. Eis os restantes nove “revelados” que o acompanham, no top de craques que, cumprindo o critério já explicado, se destacaram nos ratings da época.
Muitos outros jovens e/ou novos recrutas da Liga deixaram a sua marca, com excelentes desempenhos e adaptação rápida às exigências do nosso futebol. Estes são os dez melhores, dentro do critério Revelação, que melhores ratings registaram na Liga finda, com destaque, também, para outros jogadores dos “grandes”, como o turco Orkun Kökçü, mas também o central do Porto, que começou no Famalicão, Otávio Ataíde, ou o herói do último dérbi, o sportinguista Geny Catamo. Mas também outros nomes de clubes com outras ambições, mas que mostraram qualidade para mais altos voos.
Parabéns João Neves, Jogador Revelação GoalPoint Ratings de 23/24, mas também a todos os “rookies” que abrilhantaram a Primeira Liga!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!