"1. O jovem guarda-redes que o Benfica foi buscar à Ucrânia, Anatoly Trubin, equipou-se inteiramente de preto para defrontar o FC Porto na Luz e equipou-se inteiramente de amarelo para defrontar o Inter, em Milão. Há sempre gente supersticiosa, e houve quem não gostasse de ver Trubin surgir de amarelo - pois se tinha jogado tão bem de negro... - no jogo da Liga dos Campeões que se seguiu ao jogo da Liga portuguesa. Mas aconteceu que, de amarelo ou de preto, Anatoly Trubin fez duas excelentes exibições contra adversários poderosos e pode-se dizer, sem pecado de exagero, que foi ele quem segurou a vitória sobre o FC Porto e que foi ele quem impediu uma derrota em Itália por números mais sonantes.
2. Com Trubin, ao que parece, não vale a pena perder tempo com manias ou fezadas. Trata-se de um guarda-redes de qualidade superior. E é tudo.
3. A reação do FC Porto à derrota que merecidamente sofreu na Luz pode também ser analisada sob a perspectiva da superstição. A equipa de Sérgio Conceição perdeu o jogo, como é domínio público, e terminou com 10 jogadores em campo quando devia ter terminado com 9 porque o lance de David Carmo sobre Rafa é também para cartão vermelho. O perdão a David Carmo veio do árbitro crente na má sorte que lhe traria, certamente, castigar com duas expulsões a equipa visitante.
4. O clássico motivou uma reação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, que assumiu serem para si os cinco palhaços em torno de uma tenda de circo com que um dos capitães da selecção nacional, Pepe, resolveu ilustrar os seus pensamentos através das redes sociais mal terminou o encontro da Luz. Os porta-vozes de Pepe, que são em número muito apreciável, vieram imediatamente em seu socorro afirmando que a tenda e os cinco palhaços não se referiam aos árbitros e ao VAR, mas, sim, aos comentadores que, na realidade, são muito mais do que cinco, são para aí uns vinte e cinco todos somados.
5. A reação do Conselho de Arbitragem motivou uma reação do FC Porto, que solicitou uma reunião de emergência ao Conselho de Arbitragem para protestar por ter perdido na Luz na sexta-feira passada. As superstições têm muito peso.
6. O Benfica venceu com inteira justiça o FC Porto na 7.ª jornada da Liga e foi derrotado com clareza pelo Inter na Liga dos Campeões. Vamos bem no campeonato nacional, na busca pela liderança, e vamos mal na Liga dos Campeões, sem pontos somados à 2.ª jornada.
7. Falta muito tempo e faltam muitos jogos para a clarificação das reais capacidades do Benfica nas duas competições mais importantes em que está envolvido. O caminho é idêntico, carrega, Benfica!"
Leonor Pinhão, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!