Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Balanço das 5 modalidades de pavilhão masculinas | SL Benfica


"Qual destas 5 modalidades achas que vai ser melhor sucedida?

Acabados de chegar ao ano civil de 2022, a época desportiva está a meio e está na hora de fazer um balanço das modalidades masculinas do SL Benfica. Já com algumas decisões disputadas, irei aqui fazer um breve resumo das épocas dos encarnados nas respetivas equipas masculinas.

1. Voleibol
Para não variar, o voleibol tem sido a modalidade masculina melhor sucedida até ao momento. Iniciaram a época a conquistar a Supertaça com uma vitória por 3-2 sobre o Sporting CP.
Depois, pela segunda vez em três temporadas, a equipa orientada por Marcel Matz qualificou-se para a Fase de Grupos da CEV Champions League, perdendo as duas primeiras jornadas para o Zenit São Petersburgo e para o BR Volleys, sendo que o jogo da terceira jornada contra o Vojvodina Novi Sad foi adiado devido a um surto de Covid-19 na equipa sérvia.
Quanto ao campeonato, a equipa encarnada realizou uma primeira fase quase perfeita, vencendo todos os jogos e perdendo apenas um ponto para a equipa do Fonte Bastardo. No entanto, já na segunda fase, o SL Benfica perdeu por 3-0 no último domingo contra o AJ Fonte Bastardo, perdendo a liderança para a equipa açoriana.
Nesta temporada, a estrutura do voleibol encarnado iniciou um processo de renovação no seu plantel, esperando-se que, nos próximos anos, muitos dos jogadores que integram o plantel atual e que marcaram uma geração no clube venham a terminar o seu ciclo.

2. Hóquei em Patins
O último defeso foi bastante agitado para o hóquei em patins encarnado, destacando-se, sobretudo, pela retirada do capitão Valter Neves, que viria a ocupar o cargo de Team Manager no clube, e pela súbita saída do treinador Alejandro Dominguez, sendo este substituído por Nuno Resende.
Apesar de algumas contratações sonantes como o caso do argentino Pablo Alvarez, a equipa entrou bastante mal no campeonato, perdendo quatro das primeiras sete jornadas, colocando desde logo o treinador Nuno Resende debaixo de fogo. Apesar disso, a vitória sobre o Óquei de Barcelos viria a dar um balão de oxigénio à equipa, dando início a um ciclo de oito vitórias consecutivas que perdura atualmente.
Sem grande surpresa, Lucas Ordoñez tem sido a maior figura da equipa, com Pedro Henriques e Carlos Nicolía (que está a cumprir a sua última época no SL Benfica) também a exibirem-se a grande nível. Já de Pablo Alvarez, espera-se que venha a assumir um papel mais influente do que tem tido.
A época também já ficou marcada pela dispensa de Sergi Aragonés, que rescindiu contrato recentemente, e pela estreia do jovem Zé Miranda, de apenas 18 anos.

3. Futsal
A equipa de futsal do SL Benfica tem sido mais uma que não tem conseguido apresentar um nível consistente. O conjunto orientado pelo técnico espanhol Pulpis ocupa atualmente o segundo regular na Fase Regular do campeonato, a oito pontos (e menos um jogo) de distância do Sporting CP, fruto das derrotas contra os verde e brancos e o Eléctrico FC e do empate caseiro contra o Portimonense SC.
Para além disso, no passado dia 22 de dezembro, os encarnados ainda perderiam a Supertaça para o rival leonino, com uma copiosa derrota por 7-2. O ponto alto da época, até ao momento, foi a qualificação para a Final Four da UEFA Champions League, juntamente com o Sporting CP, o FC Barcelona e os russos do Tyumen.
Desde o início que se sabia que a aposta no treinador Pulpis seria um tiro no escuro e o técnico espanhol tem tardado em convencer os adeptos benfiquistas. Isto mesmo sem ter tido tempo nem espaço para construir um plantel à sua imagem e havendo ainda a agravante de não ter tido metade do plantel disponível na pré-época devido à realização do Mundial, no qual Portugal viria a sair vencedor.
O russo Ivan Chiskala tem sido o melhor jogador da equipa, sendo, atualmente, o melhor marcador do campeonato. Em bom nível também se têm exibido o internacional iraniano Tayebi e o reforço Bruno Cintra, que tem sido a maior surpresa da equipa.
Por outro lado, o internacional brasileiro Arthur continua a mostrar muito pouco para o que prometia e o principal reforço da equipa, o fixo Rômulo, tem sido fustigado por lesões. Para além disso, o guarda-redes Diego Roncaglio e o pivot Fits continuam a não convencer com o seu rendimento, sendo que a presença de ambos no plantel é cada vez mais questionável.
Na minha opinião, estas duas posições deveriam ser prioritárias no ataque ao mercado, sendo que o ex-pivot do Sporting, Rocha, tem sido fortemente associado ao SL Benfica nas últimas semanas.
Atualmente, o campeonato encontra-se parado devido à realização do Campeonato da Europa. André Sousa e Afonso Jesus estão a representar os atuais campeões europeus e mundiais, enquanto Rômulo, Robinho e Ivan Chiskala estão a representar a seleção russa.

4. Basquetebol
Esta época ficaria marcada pela contratação de Norberto Alves para assumir o comando técnico da equipa, fazendo com, que do ponto de vista coletivo, existam claras melhorias em relação às épocas com Carlos Lisboa a treinador.
Mesmo assim, a equipa tem demonstrado algumas dificuldades em manter a consistência, sobretudo em jogos de maior grau de dificuldade.
A equipa perdeu os jogos já disputados contra o FC Porto e o Sporting CP, e qualificou-se para a segunda Fase de Grupos da FIBA Europe Cup, na qual já perdeu as duas primeiras jornadas contra os romenos do CSM Ordaea e os polacos do Trefl Sopot.
Apesar da equipa apresentar uma boa ideia de jogo e mostrar um jogo coletivo, a principal lacuna que muitos adeptos apontam é a ausência no plantel de um scorer nato, que tenha capacidade para decidir jogos, papel que se espera que venha a ser assumido pelo base Frank Gaines, base contratado em dezembro.

5. Andebol
Com o maior investimento alguma vez feito na modalidade, a equipa orientada por Chema Rodrigues tem realizado uma época com mais baixos do que altos, o que se afigura como uma desilusão tendo em conta a aposta feita na modalidade e as expectativas depositadas. Depois de serem derrotados pelo FC Porto na Supertaça, a equipa encarnada atingiria o ponto alto da época ao eliminar a histórica equipa alemã do Rhein-Neckar Lowen na eliminatória de acesso à Fase de Grupos da EHF European League.
Já no campeonato, a equipa encarnada encontra-se numa situação complicada depois da derrota caseira contra o Sporting e de uma derrota escandalosa no reduto do Vitória FC. Derrotas contra equipas que não lutam pelo título são absolutamente inadmissíveis e demonstram falta de empenho e de compromisso por parte dos jogadores. Já os confrontos contra o FC Porto e o ISMAI foram adiados devido a casos de Covid-19.
Por outro lado, na Fase de Grupos da EHF European League, a equipa do SL Benfica tem o apuramento para os oitavos-de-final, contando até ao momento com vitórias sobre o Cocks, o Chekhovskiye Medvedi e o TBV Lemgo, uma derrota em casa contra o Gog e um empate em casa do HBC Hantes.
O empate em casa da equipa vice-campeã europeias acaba por se revelar como um feito heroico, visco que os encarnados contaram para este jogo com apenas 12 jogadores disponíveis (entre os quais 3 pivots e 2 guarda-redes) devido ao surto de Covid-19 que começaria a assolar o plantel.
Sem grande surpresa, o guarda-redes Sergey Hernández e o lateral-esquerdo Petar Djordjic têm sido as principais figuras da equipa. Lazar Kukic a central, Ole Rahmel e Jonas Kallmann nas pontas, Grigoras a lateral-direito e Gustavo Capdeville na baliza também têm estado em bom plano. Por outro lado, o pivot brasileiro Rogério Moraes tem sido provavelmente, a maior desilusão da temporada no Benfica.
Atualmente, o campeonato encontra-se em pausa devido a realização do Campeonato da Europa, no qual se encontram quatro jogadores do Benfica: Lazar Kukic e Petar Djordjic pela Sérvia, Sergey Hernández pela Espanha e Gustavo Capdeville por Portugal (Aleis Borges e Belone Moreira pediram dispensa devido a razões pessoais)."

Tiago Serrano, in Bola na Rede

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!