Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Sempre Leal ao Clube


"Fundador do Grupo Sport Benfica, presidente e antigo sócio n.º 1, Faria Leal é uma figura incontornável da história do Clube

Luís Carlos de Faria Leal olhou emocionado em volta, no dia da inauguração do antigo Estádio da Luz. Sócio n.º 1 na altura não podia deixar de pensar que, quando formara o Grupo Sport Benfica, não imaginara que pudesse vir a 'assistir a tão grande espectáculo'.
O Grupo Sport Benfica, do qual foi sócio fundador em 26 de Julho de 1954, teve a sua primeira sede na cave da Vila Faria Leal, na Avenida Gomes Pereira, propriedade do seu pai. No mês seguinte, Faria Leal foi o líder de um 'golpe de Estado', pois o presidente José Duarte tinha comprado uma cautela sem ter consultado os outros dirigentes. Considerado um acto anticonstitucional, Faria Leal assumiu o cargo de presidente da Direcção, que viria a ser confirmado na Assembleia Geral de 18 de Novembro de 1906.
O Clube iniciou a sua actividade desportiva com ciclismo e atletismo, dois desportos bem adaptados à zona de Benfica, com bastante campo e pouco trânsito. Posteriormente, foi introduzido o futebol, para o qual a Direcção de Faria Leal teve de se debater com várias dificuldades. Para arranjar dinheiro para a compra da bola, procuraram sócios fora de Benfica, e adquiriu-se, por arrendamento, o Campo da Feiteira, inaugurado em 14 de Julho de 1907, no âmbito da comemoração do primeiro aniversário do Grupo Sport Benfica. O festival foi um sucesso, 'cabendo os maiores elogios ao sr. Faria Leal, que não se poupou a esforços para que a festa decorresse o melhor possível'.
No ano seguinte, o Regicídio teve um impacto inesperado para o Grupo Sport Benfica, que passou a usufruir das instalações no Beco Visconde Sanches de Baena, n.º 4, 1.º andar, e o Clube, 'envaidecido então com a sua nova sede, toma o pomposo nome de Sport Cube de Benfica'.
Nos anos seguintes, Faria Leal faria ainda parte dos corpos gerentes do Sport Lisboa e Benfica, como secretário, mas as funções militares obrigaram-no a abandonar definitivamente a actividade desportiva. Apesar disso, o seu prestígio persistiu, e vários sócios tinham o hábito de lhe escrever com frequência sobre problemas do Clube e para lhe dar notícias do que se passava.
Saiba mais sobre os presidentes do Clube na área 28 Homens do Leme, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!