Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Cultura benfiquista

"Na semana em que se comemora o terceiro aniversário do Tetra, a BTV tem-nos oferecido conteúdos especiais sobre esse feito inédito do Clube. Ontem foi a vez de o destaque recair na formação, representada por três dos obreiros do Tri, Gonçalo Guedes, Nélson Semedo e Renato Sanches. Vimos ainda uma entrevista a Paulo Lopes, também formado no Clube e membro do plantel nas quatro temporadas após o regresso numa fase posterior da carreira, e outra a Rodrigo, chegado ao Benfica na primeira época de sénior e determinante para o êxito em 2013/14.
A conversa com Guedes, Renato e Semedo, conduzida por Andreia de Magalhães, deixou bem patenteadas algumas das razões de a aposta na formação ser um dos eixos estratégicos do Clube. Tanto Gonçalo Guedes como Renato Sanches chegaram ao Benfica em tenra idade, passando por todos os escalões da nossa Formação. Nélson Semedo só mais tarde passou a representar o Clube, na Equipa B, mas a tempo de se transformar como jogador e singrar na posição de lateral-direito.
O tom descontraído da conversa proporcionou a revelação de várias histórias protagonizadas pelos nossos antigos jogadores, mas também algumas ideias sobre o que é ser um jogador do Benfica formado no Clube e que sente o benfiquismo.
A responsabilidade acrescida de se ser um benfiquista em campo a defender as nossas cores e emblema; o adepto que festeja títulos sabendo que foi determinante para chegar a eles; o exemplo em que se torna para as gerações vindouras da nossa Formação; a gratidão ao Clube pela vida que lhes proporcionou e pela contribuição indelével para a sua formação não só enquanto jogadores, mas também como homens; a aprendizagem para lidar com a pressão; e a vontade de, um dia, regressar ao Clube ainda na plenitude das suas capacidades para que possa voltar a ganhar títulos pelo Benfica. 
Foi, sem dúvida, mais um grande momento da nossa BTV, pelo tempo bem passado e também por ter tido o condão de nos recordar o acerto de uma aposta que tem gerado enormes benefícios desportivos e financeiros.
Recordamos que, ao longo do Tetra, entre os 70 atletas que se sagrarem campeões ao serviço do Benfica, contaram-se 16 os que passaram pela nossa Formação, sem considerar os que chegaram apenas à Equipa B. Foram eles André Gomes, André Horta, Bernardo Silva, Ederson, Gonçalo Guedes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, José Gomes, Kalaica, Lindelöf, Nuno Santos, Paulo Lopes, Pedro Pereira, Renato Sanches, Rúben Amorim e Sílvio.
Trata-se de uma aposta que veio para ficar e que voltou a ser decisiva na temporada passada, com a Reconquista. Alfa Semedo, Ferro, Florentino, Gedson, João Félix, Jota e Rúben Dias foram os campeões formados no nosso Clube na época transacta e na corrente época surgiram Nuno Tavares e Tomás Tavares. E como o futuro se faz hoje, é com entusiasmo que olhamos para Gonçalo Ramos, João Ferreira, Morato, Paulo Bernardo, Rafael Brito, Tiago Araújo e Tiago Dantas, chamados para participarem nos trabalhos da Equipa A nesta fase, além de muitos outros pertencentes às nossas equipas no Seixal.
Hoje não perca, na BTV, a partir das 18 horas, o especial Tetra com Rui Costa e Shéu, além da entrevista a Gaitán."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!