"1. Reembolso do Empréstimo Obrigacionista. Depois de em Janeiro termos antecipado um empréstimo obrigacionista de 25 milhões de euros, vamos ter agora que pagar o empréstimo obrigacionista que vence neste mês. Serão 48.5 milhões de euros, mais juros. A nossa dívida remunerada vai ficar agora à volta dos 70 milhões de euros. Provavelmente o plano seria emitir um novo Empréstimo Obrigacionista na casa dos 30 milhões de euros. Assim, teríamos uma dívida remunerada de 100 milhões de euros - valor que Domingos Soares de Oliveira considerou o ideal - e permitiria-nos ter alguma folga financeira para um verão apetrechado de reforços. Pois “só” teríamos que devolver ao mercado cerca 43.5 milhões de euros e não 73.5 milhões de euros. Mas sem esse novo Empréstimo Obrigacionista, o nosso range de opções ficará muito limitado, porque neste momento estamos com uma folga financeira curta.
2. Cautelas no Mercado. Nas últimas semanas vimos o Benfica com algumas cautelas na preparação do mercado do próximo verão. Há cerca de mês e meio saíram notícias de que o clube queria encontrar 4-5 reforços no próximo verão e até fechámos o Pedrinho. Mas a situação criada pelo covid-19 vai afectar o nosso mercado. A 31 de Dezembro de 2019, o clube tinha 98 milhões de euros em caixa. Dinheiro mais do que suficiente para terminar a época e enfrentar o mercado. Mas agora, desses 98 milhões, 73.5 milhões foram usados para pagar dívida. A nossa caixa continuam com algum dinheiro, mas não muito. Sendo que era praticamente certo que alguns jogadores (Rúben Dias, Alex Grimaldo ou Carlos Vinícius à cabeça) iriam ter bastante mercado e o clube iria encaixar mais receita com a venda de um ou dois deles. Agora, não é tão certo que possamos conseguir fazer vendas nos valores que pretendemos. Como tal, é pouco provável que façamos uma venda sequer, visto que as necessidades no imediato não são assim tantas e no verão seguinte, se o mercado recuperar, podemos fazer as mesmas vendas por mais dinheiro - as previsões no geral falam de quebras de 20% neste ano. Mas sem mais dinheiro, não vai haver grandes contratações. Daí o interesse em Helton Leite e Mehdi Taremi fazer algum sentido.
3. O Que É Urgente. O orçamento do Benfica para contratações na próxima época pode ser mesmo muito curto. Primeiro, porque a tendência que se prevê é para uma certa prioridade para negócios com dinheiro a pronto, em vez de negócios a prazo. E segundo, o Benfica não só não tem assim tanto dinheiro neste momento - porque pagámos 73.5 milhões da dívida - como poderá não ter grandes garantias. A Champions League não está certa e metade do dinheiro da NOS já está adiantado. Dentro destas duas situações, o clube irá naturalmente olhar mais para dentro à procura de soluções. Naquilo que não tiver, vai procurar por negócios mais em conta. O plantel, de forma algo urgente, precisa de: um guarda-redes suplente, um lateral direito, um central (pelo menos), um médio centro, um segundo-avançado (Pedrinho) e um ponta de lança (não tão urgente).
Guarda-Redes Suplente. Os rumores que correm é que Helton Leite já estará fechado e é um reforço que faz sentido. Vlachodimos ganhou a posição. Mile Svilar e Ivan Zlobin precisam de jogar e evoluir. Provavelmente Svilar irá continuar na equipa B. Zlobin deverá ser emprestado. E até termos alguém capaz de lutar por um lugar na baliza com Vlachodimos, precisamos de uma alternativa sólida a quem posssamos confiar a baliza caso algo corra de forma inesperada. Helton Leite tem-se afirmado como um dos melhores guarda-redes da Liga. Tem 29 anos. Parece encaixar-se bem naquilo que procuramos. Pode ser a nossa alternativa durante as próximas 3-4 épocas.
Defesa Direito. Eu acho que Diogo Gonçalves não tem cinco jogos como lateral direito no Famalicão, mas é inegável que tem feito boas exibições. A entrar na equipa principal pela posição de Pizzi, parece-me complicado, visto que já há imensa concorrência. O lugar por onde parece-me que poderá entrar é lateral direito, apesar de ser uma posição onde não tem assim tanta experiência. No entanto, o seu tipo de jogo até aparenta ter algumas coisas que se podem encaixar bem na lateral direita. É um risco que o clube parece disposto a correr. Eu gosto de Diogo Gonçalves. Até gosto desta aposta. Mas é o terceiro ano consecutivo que o clube entrará com uma indefinição na posição e isso naturalmente não agrada a ninguém.
Defesa Central. Antes da situação do covid-19 parecia ser quase certo que íamos ter uma reforço aqui. Agora, já não parece tão óbvio. Ainda assim, se Jardel sair - que me parece o que faz mais sentido neste momento - é obrigatório trazer alguém novo. Mesmo havendo Kalaica, Morato e Pedro Álvaro na equipa B, todos algo promissores, o Benfica não pode ter quatro centrais na equipa principal em que o mais velho tem 23 anos.
Médio Centro. A lesão de Gabriel deixou a descoberto uma das nossas maiores falhas. Acho que temos bons médios centros, mas pouca quantidade. Parece-me, pelo mercado do último inverno e pela forma como a equipa joga, que o Benfica estará a preparar uma mudança de sistema para um 4-3-3. Neste momento, o melhor médio centro da equipa B é David Tavares, que não é mau, mas também não é extraordinário. A equipa precisa de uma alternativa diferente aqui.
Ponta de Lança. Acho que vai ser uma das posições afectadas pela crise. Se não aparecer nenhum comprador para Haris Seferovic, não vejo grandes mudanças a acontecerem aqui. Pelo menos no mercado de verão. No inverno, o Dyego Sousa será devolvido e aí teremos que procurar outra solução. No entanto, Mehdi Taremi encaixava-se que nem ginjas no nosso sistema. Não é um jogador de área, é um jogador capaz de participar na construção e de abranger mais terreno. Não está tão dependente do que os outros criam para ele finalizar. Faz falta um jogador assim. Se o Benfica realmente planeia mudar para um 4-3-3 em definitivo, era uma contratação sólida.
4. Modalidades na Europa. Em Portugal, para já, só o Campeonato de Futsal foi cancelado, sem ainda se saber como será o apuramento para a Europa, apesar de quase de certeza que o Benfica e Sporting terão acesso. O resto das modalidades ainda não há decisões, mas é importante que quando haja, todas as federações actuem no mesmo sentido. Em França, por exemplo, já se cancelaram os Campeonatos de Andebol, Hóquei e Futsal. Todos com campeões, subidas, descidas e apuramentos para a Europa. Em Itália também já se cancelou o Campeonato de Hóquei, mas sem campeões, descidas ou subidas. Se a Federação de Hóquei e Voleibol atribuírem o Campeonato ao Benfica, mas as Federações de Andebol e Basquetebol não atribuírem ao Porto e Sporting (ou vice-versa), só se vai criar confusão de forma desnecessária.
5. Primeiros Reforços no Andebol. Apesar da situação criada pelo covid-19, o Benfica parece continuar a preparar a próxima temporada nas modalidades. No Andebol vamos ter uma autêntica debandada no plantel. Nuno Grilo, Ricardo Pesqueira, Fábio Vidrago, Davide Carvalho e Carlos Molina, pelo menos, estarão de partida. Os dois primeiros reforços para já parecem ser o central Lazar Kukic e o ponta esquerda Mahamadou Keita. Kukic é um internacional sérvio de 24 anos, forte no um para um, com um bom remate exterior. Esteve no último Mundial e no último Europeu a representar a sua selecção. Esta temporada tinha 56 golos na Liga Asobal. Keita é um ponta esquerdo forte fisicamente, com 1.90m, que poderá dar ao Benfica a hipótese de ter algumas dinâmicas defensivas que não expusessem tanto Djordjic neste lado do campo. Kukic vai certamente elevar o nível da equipa. Com mais dois ou três reforços deste nível, podemos ter uma equipa competitiva para a Liga. Mas esta não me parece a estratégia vencedora a longo prazo. Estamos a resolver o problema atirando simplesmente mais dinheiro para a equipa e sem resolver os nossos problemas estruturais na modalidade.
6. A Atitude de Haris Seferovic. Não tem tido uma época nada fácil, mas continua a mostrar atitude e vontade de querer continuar no Benfica. Comprou 10 computadores e tem feito parte da campanha para angariar computadores para crianças desfavorecidas que não têm como assistir a aulas a partir de casa. Só faz isto quem está muito comprometido com o emblema. Outro que também não pára quieto fora do relvado é Andreas Samaris. É bonito ver atletas estrangeiros representarem assim o Benfica."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!