Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de março de 2020

10 jogos do SL Benfica a não rever nesta Quarentena

"Numa altura em que a humanidade atravessa um momento complicado e todo o mundo desportivo está parado, a quarentena revela-se uma excelente oportunidade para rever jogos que ficaram na nossa memória. Os grandes jogos, os grandes golos, os grandes momentos e as grandes conquistas. 
Contudo, hoje trago-vos precisamente o contrário. Reuni dez jogos que não trazem, com certeza, boas memórias a nenhum benfiquista. De goleadas históricas a títulos perdidos. De jogos marcados pelo azar a humilhações europeias. Esta lista não tem propriamente uma ordem especifica.
Não me responsabilizo por qualquer ataque de raiva provocado pela lembrança destes desaires…

Primeira Liga 2012/2013
FC Porto 2-1 SL Benfica – Esta lista consegue compilar jogos que vão de 1986 a 2017. No entanto, há aqui dois jogos separados apenas por 4 dias… Esta semana ficará para a história como a pior semana do Benfica moderno.
Depois do empate em casa frente ao GD Estoril Praia, o Benfica chegava ao Dragão a precisar apenas de um empate para entrar na última jornada em primeiro. As águias até entraram melhor e colocaram-se na frente por Lima: nesta altura o Benfica era virtualmente campeão.
O Porto empatou rapidamente na sequência de um autogolo de Maxi Pereira (irónico). Avançamos para o minuto 90′, o jogo permanece empatado. No último suspiro dos dragões, Liedson (sim, esse mesmo…) coloca a bola em Kelvin, que ultrapassa Roderick (até hoje todos os benfiquistas imploram a Roderick que ponha fim à jogada) e realiza o melhor remate da sua carreira para bater Arthur Moraes… O FC Porto era campeão (quase).
Há algo mais doloroso do que ver um ex-Sporting CP assistir um jogador com pouca ou nenhuma história em Portugal, este subsequentemente ultrapassar um miúdo da formação e finalizar a jogada para dar o título ao FC Porto? Dificilmente.

Taça UEFA 2008/2009
Olympiacos FC 5-1 SL Benfica – Fase de grupos da Taça UEFA. No grupo do SL Benfica estão as potencias futebolísticas FC Metalist Kharkiv, Galatasary SK, Olympiacos FC e Hertha de Berlim SC. Perante estes adversários, os encarnados conseguiram apenas um ponto, obtido num empate frente à equipa alemã (é de salientar que apenas se realizava um jogo com cada equipa do grupo).
Como cereja no topo do bolo, os encarnados conseguiram sofrer cinco golos da equipa grega do Olympiacos FC, num jogo onde aos 24 minutos o SL Benfica já perdia por três bolas a zero… Mas, sinceramente, uma equipa que jogue com Javier Balboa, Urreta e Binya não merece mais.
Nesta época, a única “conquista” do plantel foi a Eusébio Cup…

Primeira Liga 2015/2016
SL Benfica 0-3 Sporting CP – Perder em casa com o eterno rival por 3-0, ainda por cima com o ex-treinador do outro lado da barricada, deixa marcas em qualquer adepto. Neste jogo, o Sporting foi superior desde o primeiro ao último minuto. Jorge Jesus deixou bem patente no seu discurso a facilidade com que a sua equipa derrotou o rival.
O único ponto positivo desta partida aconteceu nas bancadas, quando milhares de adeptos se ergueram e proclamaram o seu amor incondicional ao SL Benfica. Um momento mágico que iria conduzir o Benfica ao 35º título de campeão nacional.
Tudo o que se passou dentro de campo foi penoso de assistir.

Liga Europa 2012/2013
SL Benfica 1-2 Chelsea FC – Se a final contra o Sevilla FC já foi dolorosa (Beto…), esta rebenta qualquer escala de nível de dor. Ao longo de toda a época vimos um Benfica absolutamente demolidor, mas aquelas duas últimas semanas da temporada irão ficar imortalizadas na memória de qualquer benfiquista (e nesta lista).
Depois do desastre no Dragão (maldito Kelvin), a época poderia ser salva conquistando o tão aguardado troféu europeu. No entanto, a esperança esbarrou na cabeça de Ivanovic, que pôs fim a um equilibrado jogo com uma cabeçada cirúrgica já para lá dos 90’…
Nunca se saberá o que teria acontecido no prolongamento, mas na cabeça de todos os benfiquistas paira a certeza de que aquele troféu viria para Lisboa.

Supertaça 1996
SL Benfica 0-5 FC Porto – Sim, o SL Benfica perdeu duas vezes por cinco bolas a zero frente aos dragões nos últimos 25 anos. Na primeira mão da Supertaça (o troféu era jogado a duas mãos), o Porto venceu o Benfica por 1-0, no Estádio das Antas.
Na segunda mão, os encarnados pensavam poder virar a eliminatória com a ajuda dos seus adeptos e do “temido” terceiro anel. Na verdade, o que estava para vir era uma demonstração de poder da grande equipa do Futebol Clube do Porto. Os azuis e brancos contavam com jogadores como Rui Barros, Sérgio Conceição, Jorge Costa ou Mário Jardel. Esta equipa do Porto viria também a ser campeã nacional no mesmo ano.
Já o Benfica tinha Martin Pringle no plantel: é parecido.

Primeira Liga 2007/2008
SL Benfica 0-3 Académica OAF – Derrotas europeias ou contra grandes rivais é o que não falta na história de todos os clubes europeus. Agora, perder por três bolas a zero, em casa, contra uma equipa que terminou o campeonato em 12º, é inaceitável.
A equipa do Benfica até tinha alguns jogadores de qualidade (Petit, Rui Costa, Luisão, Cardozo, Nuno Gomes, Di Maria, Maxi Pereira), mas os encarnados viviam um período de transição complicado.

Primeira Liga 1986/1987
Sporting CP 7-1 SL Benfica – Este resultado desafiou a lógica da época. Era a 14ª jornada do campeonato nacional. Os encarnados seguiam sem uma única derrota na liga aquando da visita ao Estádio de Alvalade. O Sporting CP marcou cedo, por Manuel Fernandes, e o 1-0 manteve-se até ao intervalo. Nada fazia esperar o desaire que estava para vir. Manuel Fernandes bisou aos 50 minutos, mas pouco depois o SL Benfica reduziu. A partir daí, foi o desastre total. Cinco golos dos leões sem qualquer resposta.
Esta seria a única derrota da fortíssima equipa dos encarnados em todo o campeonato e logo contra a equipa que terminou em 4º lugar. Não é incrível o futebol?

Primeira Liga 2010/2011
FC Porto 5-0 SL Benfica – A grande equipa do SL Benfica do primeiro ano de Jorge Jesus tinha sido desmantelada, sendo apenas uma sombra do que já fora. O FC Porto, à data comandado por André Villas-Boas, contava com uma das melhores equipas do século.
Os encarnados estavam numa forma penosa, levando já três derrotas nos primeiros nove jogos. A equipa de Villas-Boas ganhou os nove primeiros desafios e ia embalada para uma das melhores épocas de sempre no campeonato português. Tinha tudo para correr mal.
Correu mesmo. Poderia resumir o jogo, mas limito-me a dizer isto: os encarnados alinhavam com Roberto na baliza e Alan Kardec na frente de ataque, sendo que as opções no banco eram Júlio Cesar (o mau) e Franco Jara. O FC Porto dava-se ao luxo de não colocar no 11 inicial James Rodríguez e Otamendi. Alguém acreditava que era possível uma vitória do Benfica?

Liga dos Campeões 2017/2018
FC Basel 5-0 SL Benfica – Um desaire bem mais recente. Depois da surpreendente derrota frente ao CSKA Moscovo, o SL Benfica esperava regressar ao melhor rumo na Suíça. O que aconteceu? Aos 20 minutos, o Basileia já vencia por 2-0. A expulsão de André Almeida, aos 62 minutos, ainda “ajudou mais à festa”. Este jogo deu para tudo. Até tivemos direito a um golo de Ricky Van Wolfswinkel…
A campanha europeia de 2017, só por si, poderia compor metade desta lista, mas perder 5-0 com o campeão suíço e não fazer um único remate à baliza parece-me o cúmulo. 

Taça UEFA 1999/2000
RC Celta de Vigo 7-0 SL Benfica – Pois… um dos desaires mais históricos do SL Benfica. Os encarnados deslocavam-se ao país vizinho com a esperança de se colocarem em vantagem na eliminatória da Taça UEFA. O que aconteceu… bem… ficou para a história. Uma goleada humilhante frente uma equipa que contava com jogadores como Claude Makélélé, Mostovoi (ex-Benfica), Albert Celades ou Benny McCarthy.
Em Lisboa, o resultado foi um empate a uma bola. O golo do Benfica foi obtido através de um autogolo de Caceres: isto diz muito sobre a qualidade da equipa das águias."

1 comentário:

  1. Falta a 1ª mao da supertaça de 97/98, salvo erro, Benfica 0 - 3 Sporting

    Benfica 1-3 Sporting, eliminatória da taça em 99/2000

    Viva o Benfica

    O Benfica 1-1 Estoril, o jogo antes do golo do Kelvin

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!