Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de março de 2020

Um por todos! Todos por um!

"Está a ser e vai ser difícil a cada um de nós, benfiquistas, contermos os nossos impulsos nos próximos dias ou semanas. A vontade de muitos será sair e actuar porque é bem certo que o vírus levará mais sofrimento aos mais fracos e excluídos. Mas também é certo que, não sendo visível, poderemos nós transmiti-lo inadvertidamente e causar ainda mais sofrimento ao invés de o combater. Que poderemos fazer então?
1 - Cuidar de nós e restringir as interacções sociais presenciais, potenciando as virtuais.
2 - Não expor a contágio os mais velhos, familiares ou não.
3 - Zelar pelos nossos vizinhos e amigos arranjando formas imaginativas de comunicar e até de lhes fazer chegar bens de primeira necessidade. Neste particular merecem uma atenção particular os mais idosos, e há muitos isolados por esses prédios e por essas aldeias fora. Atenção também aos que vivem nas margens da sociedade como os sem-abrigo, os doentes psiquiátricos, os pequenos delinquentes ou as prostitutas. Adivinham-se situações pessoais dramáticas e crianças pelo meio de tudo isto... Saibamos estar atentos a ver para lá das aparências e das atitudes. Ver e Ouvir são as palavras de ordem...
4 - Não ser egoístas nem açambarcar bens prejudicando os que sabem ser e adoptar um comportamento cívico.
5 - Avaliar se temos condições para isso e colocamo-nos à disposição das autoridades sem as perturbar, mantendo recato e não impor a nossa insistente vontade de ajudar. Pelo contrário, dizer se e quando precisarem de cada um de nós e das nossas organizações.
6 - Estar à altura da promessa anterior na entrega e na resposta.
7 - Preparar, pensar, organizar respostas sociais pós-pandemia para ajudar a recuperar dos impactos sociais que virão. E nessa altura dar o máximo para superar o pesadelo como comunidade funcional que temos cada vez mais de ser. Será talvez no reforço de pertença e na construção de uma sociedade mais solidária que residirá o único legado desta pandemia.
8 - Manter, hoje e sempre, a urbanidade e alimentar a chama imensa para mostrarmos a todos e a nós próprios que sabemos estar a ser Benfica, mesmo na adversidade."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!