Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Vandalismo nas Casas do Benfica



"Hoje o SL Benfica comemora o seu aniversário.
São 116 anos repletos de glória, de inúmeras conquistas que fizeram do Sport Lisboa e Benfica a maior e mais prestigiada instituição nacional. Infelizmente, não é tratado com a admiração e respeito que merece. Por isso, nesta data tão especial, aproveitamos para abordar uma parte importante do seu património: as Casas do Benfica.
Há pouco mais de 40 anos começou uma guerra em Portugal que parece não ter fim à vista. “A guerra norte-sul, contra os eternos mouros”. Esta guerra foi idealizada pela mesma pessoa que criou o Mito Calabote, bastando ler os jornais da época para entender que este caso Calabote foi inventado no final dos anos 70, exclusivamente, como resposta a quem acusasse o FC Porto de ser escandalosamente beneficiado em 77/78.
O Polvo das Antas teve oportunidade de o denunciar anteriormente: 
https://www.facebook.com/polvosdasantas/posts/363298790931477
Para quem ainda não adivinhou de quem falamos, deixamos mais umas pistas. Falamos de um anti-benfiquista, jogador e treinador medíocre que além de ter sido vetado por João Rocha para o Sporting CP, por questões de idoneidade, foi inclusive banido do FC Porto numa assembleia geral do clube! Descrevemos alguém que não olhava a meios para atingir os seus fins, defendendo que para se ser campeão em Portugal não era necessário ter os melhores jogadores...
Como já devem ter adivinhado, estamos, obviamente, a falar de Pedroto - o mestre de Pinto da Costa - e que lançou a semente do ódio no futebol português e que, infelizmente, ainda prevalece nos dias de hoje.
Um SL Benfica amorfo, inofensivo e perdedor não incomoda ninguém, contudo um Glorioso pujante, vivo e vencedor provoca muitos calafrios e nervos. Quem tem acompanhado o futebol percebe que nesta última década temos testemunhado um aumento brutal da competitividade desportiva e financeira do Sport Lisboa e Benfica, levando assim a um despertar dos benfiquistas para a vida activa do clube e para a grandeza do mesmo. Isto tudo junto, infelizmente, levou a uma reacção extremamente negativa da parte de alguns adeptos do FC Porto e também do Sporting CP. Prova disso é que um dirigente do FC Porto e do Sporting CP que não tenha uma postura bélica com o SL Benfica, mas antes uma postura amigável e respeituosa, não dura muito tempo no cargo.
A rivalidade entre os clubes é histórica, mas não caberá aos líderes darem o exemplo e promoverem paz, amizade e fair-play?
Como exemplo do que poderia ser feito temos o caso do muito honrado e prestigiante Félix Bermudes (antigo jogador e Presidente do SL Benfica) que ajudou a criar o SL Benfica, alvitrando o nome do mesmo, e que presenciou ao início da maior rivalidade que o futebol português jamais viu com a ida de oito jogadores para o Sporting CP. Bermudes, com o objectivo de recriar boas relações com o maior rival do SL Benfica, decidiu fazer-se sócio do Sporting CP. Uma atitude nobre que hoje em dia nem sequer é imaginária, mas que certamente faria aproximar clubes, uma vez que o exemplo vem de cima e beneficiaria não só os clubes em questão, mas também todo o futebol português, pois a nossa indústria apenas pode florescer respeitando-nos mutuamente.
Deveríamos seguir os bons exemplos ou continuaremos a fazer troça dos mesmos e a olhar para o lado?
Lamentavelmente vivemos num mundo repleto de hipocrisia em que se diz uma coisa e se faz outra, onde o FC Porto é desde o tempo de Pedroto o mestre da vitimização e do clima de guerra que se vive, com ataques a adeptos e Casas do Benfica. Sabemos que as Casas do Benfica, sem nunca terem feito nada de mal, são alvos predilectos de anti-benfiquistas que recorrem à violência para tentarem dissuadir as Casas de apoiarem o seu clube. Alguém viu recentemente um Presidente do FC Porto, Liga, FPF ou Portugal condenar estes actos e trazerem medidas para mitigar ou terminar com estes actos desprezíveis e desumanos?
As Casas do Benfica existem graças a pessoas humildes que trabalham todos os dias nos seus estabelecimentos como restaurantes, bares ou cafés e é daí que vão ganhando o seu ganha-pão para sustentarem a sua família. Não são funcionários pagos pelo SL Benfica, não são pessoas influentes que tomam decisões estratégicas no clube. Não têm poder sobre ninguém, contudo são constantemente alvos de vis ataques que causam danos materiais, financeiros e não só. Perguntamos se o FC Porto teria decoro e coragem de pagar todos os danos causados às Casas do Benfica perpetrados pelos seus adeptos?
E mais, já que o FC Porto perdeu uma boa oportunidade de falar aquando do caso Balotelli ou do caso Nsame - embora e bem, tenha falado no caso Marega - a equipa do Polvo das Antas desafia todos os comentadores, jornalistas e cidadãos a exigirem medidas ao FC Porto de modo a efectuarem uma limpeza a tudo o que seja ódio, racismo, xenofobia e violência no futebol português. 
Recordamos todas as Casas (mesmo no estrangeiro) que nos últimos anos já foram vandalizadas por pessoas sem escrúpulos:
- Aveiro;
- Algueirão Mem Martins;
- Barcelos;
- Braga;
- Coimbra;
- Ermesinde;
- Évora;
- Faro;
- Golegã;
- Gondomar;
- Loures;
- Luxemburgo;
- Matosinhos;
- Mortágua;
- Moura;
- Pombal;
- Porto;
- Quarteira;
- Samora Correia;
- São Brás de Alportel;
- São João da Madeira;
- Trofa;
- Vendas Novas;
- Vila Nova de Gaia;
- Vila Nova de Famalicão;
- Vila Real.
Todas estas Casas foram partidas, vandalizadas, destruídas e atacadas em nome do quê?
Esta lista deveria ser o “Muro da Vergonha” do Estádio do Dragão. Quando o SL Benfica vai jogar ao Estádio do Dragão, esta lista/tarja deveria ser divulgada e publicada até que alguém decidisse fazer algo. Não podemos ter outro Bruno Simões em Portugal!
E tanto mais é assim que escrevemos sem hipocrisia que é óbvio que da parte do SL Benfica também tudo tem que ser feito para nunca mais termos outro caso como Hugo Inácio & Luís Pina. A guerra e o ódio tem que acabar de uma vez por todas. O “ides sofrer como cães” tem que ser banido do futebol português. Pedroto? Nunca mais!
Félix Bermudes já nos mostrou o caminho. Que seja o SL Benfica a exercer a devida pressão para que haja respeito e fair-play no nosso país."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!