Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Semanada...

"1. Benfica Eliminado da Europa. Depois de uma exibição menos positiva na Ucrânia, o Benfica ontem fez o melhor jogo em 2020. A equipa com bola mostrou algo que até agora ainda não tínhamos visto. Boas combinações, bons movimentos colectivos, uma pressão alta e intensa. Tudo elementos de um futebol moderno que Bruno Lage nos habituou no ano passado. Após marcarmos o primeiro golo, a equipa continuou com uma pressão alta e acabou por abrir espaços para o Shakhtar que também teve um pouco de sorte. Rúben Dias redimiu-se depois e já depois do intervalo o Rafa voltou-nos a meter à frente na eliminatória, mas logo a seguir o Shakhtar voltou a marcar. Desta feita de bola parada. A partir daí o jogo partiu-se. Tivemos oportunidades de marcar com o Seferovic, mas o golo acabou por sorrir ao Shakhtar. A Europa acabou de forma prematura. Foi mais um ano desperdiçado. É obrigatório nas próximas eleições, independentemente do desfecho do Campeonato, debatermos seriamente os responsáveis por estes sucessivos desaires.
2. Luís Filipe Vieira. O Benfica caiu na Liga Europa por um mísero ponto. Ou seja, bastava uma das derrotas ter caído para o empate e tínhamos continuado na Champions. Todos esses jogos que perdemos têm uma coisa em comum. O Benfica nunca jogou com o melhor 11 em cada um deles. Já na Liga Europa, jogámos com um 11 mais próximo do nosso melhor, mas dentro desse 11 a maioria dos jogadores fez oito jogos em menos de um mês e o cansaço era mais do que visível. O principal responsável por isto é Luís Filipe Vieira. O Benfica fez mais de 200 milhões de euros no verão mas continua a ser uma equipa de 12-13 jogadores. Se tirarmos três ou quatro desses 12-13, a equipa já não parece a mesma. Faltavam alternativas no meio campo. Continuam a faltar jogadores no ataque. As laterais não têm experiência e André Almeida tem passado mais tempo lesionado do que em forma. O nosso verão foi uma brincadeira monumental, num ano em que era difícil errar. O problema é que não é a primeira vez. Somos liderados por um homem cuja visão desportiva para a formação não é acompanhada com uma visão para o futebol de elite. Não há clube nenhum no mundo que no mercado de inverno se desfaça de tantas contratações que fez nos últimos seis meses como o Benfica. Nos últimos dois verões contratámos em definitivo Vlachodimos, Conti, Lema, Gabriel, Alfa Semedo, Caio Lucas, RDT, Ferreyra, Castillo, Carlos Vinícius e Chiquinho. Mais de metade destes jogadores, seis meses depois já não estavam no clube. Não há estratégia. Não há planificação. Há promoções apressadas da equipa B para compensar maus mercados. É tudo feito ao acaso. E isto num verão onde fizemos mais de 200 milhões de euros. Para quem não é do Benfica, isto deve ser hilariante.
3. Bruno Lage. Entretanto, os adeptos do Benfica têm responsabilizado o treinador. Nestas alturas o treinador é sempre o primeiro culpado para os adeptos. Bruno Lage, a meu ver, tem algumas culpas no cartório. Houve alguma gestão no plantel que podia e devia ter feito, mas nunca fez. No entanto, continua a ser, para mim, o homem ideal para o projecto do Benfica. As pessoas têm que perder a mania que o treinador é os responsável de tudo. Não é. A qualidade dos jogadores é mais importante que as tácticas de um treinador. Basta dizer que sem o Messi, o Guardiola nunca ganhou nenhuma Champions League. Um treinador tem muito impacto numa equipa, mas só até certo nível. Vamos por partes: (1) Bruno Lage sabe meter a equipa a jogar. Nós testemunhámos isso na época passada e nos últimos meses de 2019; (2) Toda a gente diz que está farta do ambiente do futebol português. Bruno Lage nunca contribuiu para nenhuma guerra entre clubes. Manteve-se sempre afastado. Quem está farto do ambiente do futebol português quer treinadores que falem de futebol. Nós temos um; (3) Bruno Lage está perfeitamente identificado como o plano do clube que passa muito pelo Seixal. É importante é que a Direcção também esteja e não deixe os jogadores saírem depois de eles se adaptarem à equipa principal. Posto isto, Bruno Lage tem culpas no cartório. Grimaldo tem estado em completo declínio e a partir das próximas semanas vai melhorar bastante. Querem saber porquê? Porque vai começar a descansar. Bruno Lage tem um plantel demasiado curto, mas ainda assim, podia ter dado outra utilidade a Nuno Tavares, Andreas Samaris e Jota. Três jogadores que podiam ser parte da rotação no Benfica - um deles até foi fundamental na época passada - e que não viram quase nenhuns minutos nesta fase em que os jogos se acumularam. E não viram minutos, porque em Novembro e Dezembro, quando podiam ter ganho alguma confiança, só serviam para jogar para Taça da Liga.
4. Tomás Tavares. Quando o Benfica ganhou 3-0 ao Zenit e 2-1 ao Lyon, o lateral direito titular foi Tomás Tavares. Quando perdemos contra o Lyon, Zenit e Leipzig, o Tomás Tavares também foi titular. É absurdo responsabilizar o Tomás Tavares pelo insucesso recente do Benfica. Ainda tem idade de júnior. Para o ano, o Tomás Tavares ainda poderá jogar na Youth League. Tem um tremendo potencial. Há coisas que ainda não faz bem. Acho que ainda tem medo de arriscar quando está no último terço do campo e tem sido relativamente fácil para os extremos adversários passar por ele em drible, mas lá está, é apenas um júnior. Acho que o Benfica se poderia ter salvaguardado um pouco, ter posto Tomás Tavares na equipa B uma época e arranjado alguém por empréstimo. Era o que eu teria feito, pelo menos. Mas estando na equipa principal, também já mostrou que não chegou aqui por acaso. Se André Almeida não se tivesse lesionado, não se teria notado tanto as fragilidades do Tomás Tavares, que em abono da verdade, a nível defensivo, são inferiores às do Grimaldo. Quando o Nélson Semedo estreou-se na equipa principal, tinha mais três anos do que o Tomás Tavares.
5. O Caso “Marega”. Portugal não é um país racista, mas é um país que tem racistas. Alguns aparentemente moram em Guimarães. Outros moram noutras cidades. Todos os clubes já tiveram episódios de racismo. É fácil apontar os dedos aos clubes rivais, mas nós também tivemos os nossos momentos menos bons no Estádio da Luz. Acho que é altura de esquecer a cor da camisola e erradicar o racismo de vez do futebol e do país. Quando forem aos Estádios, se presenciarem um momento destes, digam a essa pessoa que o que ela está a fazer não é correcto e se continuar, informem as devidas autoridades. Não deixem que este tipo de comportamentos se normalizem.
6. Borko Ristovski de saída. O guarda-redes macedónio está de saída do Benfica. Acabou por ser uma passagem sem grande prestígio por Portugal. Levou uma Supertaça e pronto. Viu-se que é um guarda-redes com uma qualidade superior ao normal, mas que não era o suficiente para fazer frente ao poderio dos nossos rivais. O Andebol vai ter um ano zero de novo na próxima temporada. Na minha opinião devíamos ter o mínimo de “estrangeiros caros” possível e apostar em jovens para formar uma base de equipa que possa lutar por títulos daqui a 2-3 anos. Vamos ver qual é o plano do Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!