Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de junho de 2019

Uma campeã versátil

"Manuela Simões foi uma atleta excepcional que coleccionou inúmeros títulos e recordes.

Foi a professora de educação física que a aconselhou a experimentar o atletismo, porque corria e saltava bem. Maria Manuela Simões não fazia ideia 'o que era isso do atletismo mas, pelo sim, pelo não, disse que gostava de experimentar'. Aos 16 anos, começou a treina no Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL), com o professor Eduardo Cunha, e pouco tempo depois do seu primeiro treino foi incluída numa selecção feminina que foi a Vigo disputar provas, realizando, assim, a sua primeira prova internacional.
O atletismo feminino no Benfica regressou definitivamente em 1964 e, em 1965, quando o professor Eduardo Cunha se mudou para o Benfica, Manuela Simões foi com ele e por esta altura já as suas qualidades eram inegáveis. Começou por ser barreirista, na distância de 80 metros, passando depois à prova de 100 metros barreiras, na qual se sagrou recordista nacional. Rapidamente as qualidades de Manuela Simões se revelaram, levando-a a dedicar-se a diferentes especialidades - foi campeã nacional em oito especialidades diferentes -, incluindo o pentatlo. Foi ainda campeã nacional de corta-mato, ao conquistar os primeiros quatro títulos da modalidades, entre 1967 e 1970, sagrando-se tetracampeã.
A inocência relativamente à modalidade acabou por tornar-se uma paixão. Manuela Simões treinava quase todos os dias e quando abandonou a modalidade, em 1974, afirmou. 'Mas já cá ando há 12 anos e quero dar lugar aos novos, que têm agora mais obrigações do que eu. O que não quer dizer que de vez em quando não resista e vá até à pista dar umas voltinhas,venha ver as provas ou, até, que participe numa prova ou outra, mas já sem a assiduidade que mantive todos estes anos'.
'Com um raro poder de comunicabilidade, uma simpatia sem fronteiras e um inegável valor atlético', Manuela Simões foi um dos símbolos do atletismo feminino, caracterizada pela sua entrega ao desporto e à modalidade.
Considerada uma das atletas históricas do atletismo português, Manuela Simões foi recordista nacional dos 100m barreiras, 200m barreiras, pentatlo, 4x100m e 4x400m. Durante os 8 anos de 'águia ao peito', conquisto 4 Campeonatos Nacionais colectivos e 15 títulos nacionais individuais, enaltecendo o atletismo feminino do Clube. Saiba mais sobre esta atleta na área 2 - Jóias do Ecletismo, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!