Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Um futebol mais limpo

"O futebol está longe de resolver os problemas da saúde, do ensino, ou da justiça, menos ainda o da corrupção, com o qual também se debate, mas estimula, acrescenta pontos na autoestima e ainda projecta a imagem internacional de um país que, sejamos claros, apenas na produção de cortiça encontra paralelo em termos de liderança no Velho Continente, depois de a selecção nacional ter dado sequência ao título europeu de 2016 com a conquista da Liga das Nações, no domingo passado, no Porto.

Se é cada vez mais complicado ver clubes portugueses em finais de uma competição como a Liga dos Campeões, porque não conseguem segurar os melhores jogadores, pelo menos temos uma estrutura muito competente na Federação Portuguesa de Futebol, capaz de potenciar o talento quando os futebolistas se juntam para representar a equipa das quinas.
O treinador e ex-seleccionador italiano Arrigo Sacchi disse um dia que "o futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes da vida". Tinha razão. Uma boa parte dos portugueses não hesitará em dizer que a grande prenda do Dia de Portugal chegou por antecipação no dia 9 de Junho, com aquele êxito sobre a Holanda no Dragão, só que a Federação tem de ser muito mais do que as selecções. Compete-lhe tutelar este negócio de milhões, e não apenas as equipas nacionais.
O exemplo de competência e sucesso tem rapidamente de se traduzir em reflexos positivos na realidade dos clubes. Nesse campo, além do talento dos jogadores, não temos mais para mostrar, a não ser coisas que nos envergonham, como o mau exemplo dos dirigentes, as suspeitas de corrupção e a violência sobre os árbitros. Mais nada. Por isso, é tempo de a Federação, de uma vez por todas, liderar uma regeneração que só acontecerá quando os infratores forem punidos. Se possível, antes dos tribunais, pois há nos regulamentos instrumentos para isso."


PS: Quem ler esta crónica até pode pensar que aqui está o opinador preocupado com o futebol português e os crimes cometidos em nome da clubite, mas aquilo que este está a defender é simples: como os Tribunais Civis, aparentemente não decidem baseados em realidades alternativas, se calhar tem que ser mesmo o Meirim e os seus muchachos a 'condenar' o Benfica, mesmo que nos tais Tribunais Civis os 'culpados' sejam outros!!!

1 comentário:

  1. De facto não deixa de ser surpreente aparecerem crónicas na Imprensa e nas TV's vindas de todos os lados, sobre a honestidade no nosso Futebol, e esta , oriunda de um jornal que NUNCA VÊ A REALIDADE DOS FACTOS, evitando propositadamente de mencionar QUEM FAZ BATOTA JÁ HÁ MUITOS ANOS SEM SER CONDENADO. Pudera…!!! Não me digam que esta onda é a versão Nortenha,(avalizada pelo fcp…) , do RIDÍCULO E HIPÓCRITA "Movimento da Paz no Futebol" do incendiário rui santos ?!? Será uma consequência da recente condenação proferida pelo Tribunal do Porto , contra o fcp ???

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!