Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Espectáculo 'um tanto esquisito'

"Em actuação inédita, os membros do Orfeão demonstraram ser pouco afinados com a bola

O Orfeão do Sport Lisboa e Benfica celebrou o seu 21.º aniversário com um número original: um desafio de futebol. 'Lembrança dos mais jovens orfeonistas, que assim desejarão provar que não têm só «garganta»', o jogo foi disputado entre tenores e baixos a 8 de Julho de 1978.
Às 11h30 deram entrada ao campo n.º 3 do Estádio da Luz os tenores, equipados 'à Benfica'. Já os baixos - 'assim designados não por condição anatómica, mas porque são considerados assim na nomenclatura orfeónica. Questão de graduação de voz, apenas' - 'apresentaram-se em pijama, em sinal de protesto' por não poderem também vestir as cores do Clube. Mas, 'ao começar o jogo fizeram um esboço de «strip-tease» (depois de avisarem as numerosas senhoras presentes), despiram os pijamas e ficaram também com camisolas e calções, tudo de branco'.
O jogo, de acordo com O Benfica, foi 'tacticamente (...) um tanto esquisito'. No início, 'ambas as equipas esboçaram a novidade de um «ferrolho» no meio campo', com 'sete ou oito juntos a maltratar a indefesa bola'. 'Na segunda parte, os tenores cantaram de alto no meio-campo dos baixos, a ponto do seu guarda-redes e de dois defesas se sentarem na fresca relva a ver os outros jogarem'. A equipa de juízes foi substituída ao intervalo devido a uma ou outra 'anomalia na arbitragem'. E o desafio na 'primeira parte teve menos cinco minutos, do que a segunda e, ao todo, não chegaram a jogar nem meio desafio'.
Surpreendentemente, na assistência, das cerca de meia centena de pessoas presentes, a maioria era senhoras, algo que a imprensa considerou 'inédito no futebol português'. Era um público, porém, 'um tanto sentimental' pois se 'de início apoiavam mais os tenores, (...) quando estes passaram a ganhar, desataram a «torcer» pelos baixos'.
No final, os tenores venceram por 3-1 'já antes do jogo, os tenores tinham mais «garganta» de que iam ganhar'. 'Os baixos foram vencidos, mas não convencidos' e 'reptaram os tenores para um jogo-desforra'.
O galhardete do Orfeão é um dos muitos objectos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontraram em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!