Últimas indefectivações

domingo, 22 de outubro de 2017

Viseu, Grândola e Peniche

"Cumprimento a decisão da FPF, que decidiu que o próximo jogo da nossa principal Selecção, contra a Arábia Saudita, se realizará em Viseu.

1. (...)

2. Não vou, já que deontologicamente não posso - no meu entendimento que não no de outros... - escrever acerca da investigação que levou, só agora, a buscas no Benfica nem, por conexão, vou escrever acerca dos em-mails, da sua divulgação e, até, das interpretações que alguns fazem acerca da identidade de ditos putativos remetentes! Sei bem que o tempo por vezes é um labirinto. Como recordo José Luís Borges quando escreveu - em 1946! - que «é um fogo que me consome, mas eu sou o fogo!»! E sabendo, igualmente, e para que conste que «a narrativa é o único barco que nos permite navegar pelo rio do tempo»! Como alguns premiados perceberão e outros iluminados entenderão. Mesmo que vivam, na sua subjectividade, na inequívoca ilegalidade!

3. Ninguém precisa de cortar a barba - como José Sá - nem de ocultar borbulhas como Svilar. As opções técnicas, da baliza ao ataque, dos titulares ao que se sentam no banco de suplentes, devem ser respeitadas. De Casillas a Júlio César. De Óliver a Jonas. De Bas Dost a Maxi Pereira. São opções. Legítimas. E uma opção não é um momento de oposição. Já que desde Jacques Bossuet que «pensar contra foi sempre a maneira menos difícil de pensar»! Como bem percebemos, sob o ponto de vista dos percursos históricos, e em outra perspectiva, a partir de um livro, já com alguma barba - é de 2001! - de Manuel Dias com o título 'O Futebol no Porto'!

4. O Alentejo regressa, a partir de Grândola e do seu Pavilhão Zeca Afonso, a uma grande competição nacional colectiva. Se não houve Taça de Portugal em Évora no que respeita ao futebol, já no hóquei Grândola vai receber o Sporting - já no próximo fim de semana! Benfica, Futebol Clube do Porto, Oliveirense ou Óquei de Barcelos, entre outras referências de uma modalidade que acolhe, entre nós, alguns dos seus grandes nomes. O interessante é que o sorteio no hóquei é bem condicionado. Os principais clubes defrontam-se nas últimas jornadas. Na décima - de treze! - o Benfica recebe o Porto. Na seguinte o Sporting defronta o Benfica. Na décima segunda o Porto recebe o Sporting. E na derradeira da primeira volta o Sporting acolhe a Oliveirense e o Benfica vai a Grândola. Apenas a 20 de Janeiro de 2018! Mas é o Alentejo, para além do automobilismo, a entrar numa relevante competição nacional. E, aqui, no hóquei também importa referenciar, entre outros, o Sporting de Tomar e o Valença, o Paço de Arcos e o Turquel. No hóquei a competição atinge quase todo o território continental. E tudo é bem diferente no voleibol, no andebol ou no basquetebol. Mas com singularidades que aqui abordaremos em próximos artigos. Já que importa analisar as principais localizações desportivas em Portugal! Subamos a Peniche!

5. As ondas de Supertubos atraem milhares a Peniche. O surf, da Ericeira a Peniche - sem esquecer, entre outros lugares, Carcavelos, Nazaré e os Açores -, conquista praticantes e mostra ao Mundo as potencialidades das ondas de Portugal. Nestes dias Peniche é a capital do surf mundial. Com esta etapa portuguesa do circuito mundial! E na semana passada Portugal tornou-se campeão europeu de surf. Título colectivo e títulos individuais. Bem relevantes! E muitos dos ídolos, nacionais e mundiais do momento, estarão pelas areias de Peniche. Que sabe receber. E que soube projectar-se com e a partir do surf.

6. Hoje, na sugestiva Vila das Aves, o Benfica tem um jogo determinante. Diria muito importante. O Benfica tem de conquistar os três pontos sabendo que do outro lado está um treinador acabado de chegar, conhecedor e matreiro, experiente e com muita maturidade, Lito Vidigal, Rui Vitória vai, e bem, confiar a baliza do Benfica a Svilar. E este jovem jogador não pode deixar de ter presente as palavras de Francisco Quevedo: «O que se aprende na juventude dura a vida inteira!» E cada jogo, nos momentos de prazer ou nos instantes de dor, é uma verdadeira e, por vezes profunda, aprendizagem!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!