Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Dos árbitros

"Quando, algures pelo capítulo 6 de Alice no País das Maravilhas, a Alice encontra o Gato e lhe solta, na encruzilhada, a pergunta pouco filosófica:
- Dizias-me, por favor, qual o caminho que devo seguir?
Chesire responde-lhe com a frase que se transformou num destino:
- Isso depende bastante de para onde querer ir.
E ouvindo de Alice a displicência:
- Não me importava muito para onde...
o Gato atira-lhe, perentório:
- Então qualquer caminho serve.
Problema no futebol é que, quando uma equipa não sabe para onde ir, nenhum caminho lhe serve. O FC Porto viveu essa angústia, esse desatino, mas parece-me incontestável: um caminho, o Nuno Espírito Santo já tem - é a sua ideia de jogo (e nem me parece nada má). Pode é ter outro problema: faltarem-lhe jogadores capazes de lhe levantarem a ideia e o jogo mais além (e se isso não acontece - mais do que treinador, a culpa é do presidente). Tal como na vida, no futebol há circunstâncias que desviam do caminho e caminho que se escolhe - e, às vezes, a Alice cai no buraco e encolhe. Isso pode ficar a dever-se um outro problema, o problema que durante anos o FC Porto não teve. Eu explico: no fim do Moreirense lembrei-me da Ingrid Bergman revelar, poética, o segredo de ela ser quem era em tela:
- A questão não é se estás mesmo a chorar, é se quem te vê pensa que estás mesmo a chorar...
Sim, no futebol é diferente - diferente porque a questão é se estão mesmo a lesar, não é se tu pensas que te estão mesmo a lesar. E havendo, agora, cada vez mais gente (não só do FC Porto) a vê-lo em vez de pensá-lo - por maiores que sejam as razões de queixa que lhe sobejam o FC Porto tem de queixar-se também de si próprio. Se não tivesse jogado um futebol tão raquítico, se os seus jogadores não fossem tão incapazes de irem além da ideia de jogo do seu treinador - teria cumprido a sua obrigação: a de ganhar ao Moreirense (ou a outros assim...) apesar do árbitro ou das estapafurdices do árbitro."

António Simões, in A Bola

PS: A incapacidade de fazer um crítica total à estratégia de comunicação Corrupta (e Lagarta) é inacreditável... Por mais que seja óbvio a utilização dos árbitros como desculpa para a incompetência dos seus Clubes, os jornalistas profissionais, não têm de coragem de desmascarar as tristes figuras dos seus dirigentes, treinadores e jogadores...
Os Corruptos esta época, são o Clube com mais penalty's a favor assinalados, e são de longe o Clube que beneficiou de mais minutos em superioridade numérica (o Benfica por exemplo tem 0 minutos em superioridade numérica)... e mesmo assim, não se calam...
Mas aparentemente, ninguém tem a coragem de desmascarar a 'narrativa' que está a ser construída...




O Boloposte, deu-se ao trabalho de gravar o resumo alargado da PorkosTV, do Setúbal-Sporting. Resumo que normalmente tem entre 15 a 30 minutos. Aos 71 minutos, ficou um penalty claro por marcar contra o Sporting, como se pode ver no Gif em cima (seria o 2-0), mas a PorkosTV resolveu 'esconder' o lance, mostraram a falta que deu o Amarelo ao Castaignos, mas depois saltam para o minuto 72:

E assim se vai condicionando a opinião pública, com a colaboração activa dos jornaleiros avençados!!!

1 comentário:

  1. Podia haver SportTV sem censura? Até podia mas não era a mesma coisa. Eles não fazem outra coisa desde que existem!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!