"Por mais indicações que Carlos Xistra tenha dado, bem explícitas por sinal, das razões que o levaram a mostrar um segundo cartão amarelo ao francês Mangala, em Aveiro, não faltaram críticas e adjectivos que desabonam quem as proferiu, dos mais entendidos aos mais interessados.
Mas ninguém foi tão imaginativo como o treinador Vítor Pereira que subiu a fasquia à altura de Cristiano Ronaldo, comparando os trambolhões do francês ao salto que maravilhou o Mundo na quarta-feira, quando o internacional português se elevou à estratosfera para apontar o mais perfeito golo de cabeça da história do futebol.
Cristiano pára no ar, como o helicóptero, o beija-flor e o antigo goleador brasileiro Dadá Maravilha, servindo-me da descrição deste velho romântico caçador de bolas altas. Mangala atira-se de faca nos dentes e salve-se quem puder. Cristiano e Mangala estão um para o outro como um bailarino do Bolshoi e um comando da Força Delta.
É evidente que o bom do Mangala, a caminho de se tornar num dos melhores defesas-centrais da Europa, não faz por mal e está em processo de desenvolvimento de um estilo que fez escola em décadas sucessivas: Lima Pereira, Geraldão, Fernando Couto, Jorge Costa, Pepe, Bruno Alves – toda uma linhagem de altos saltadores, muito eficientes, mas tão elegantes como elefantes em loja de porcelanas.
Os adeptos não fazem diferença e apenas avaliam a gravidade das faltas, mas os agentes desportivos e os comentadores têm obrigação de entender o jogo faltoso sistemático, que é, de resto, o primeiro motivo para os duplos cartões amarelos, embora penalizem mais uns clubes do que outros, não existindo uma relação indiscutível entre o número de faltas e o número de expulsões. Por exemplo: dos quatro clubes principais, o Benfica foi o que menos faltas cometeu neste século e, no entanto, é de longe o que acumula mais cartões vermelhos."
"Rácio Faltas/Expulsões no séc. XXI
Braga...............7058 / 68
Sporting...........6792 / 68
Corruptos....... 6686 / 44
Benfica........... 6616 / 78"
João Querido Manhã, in Correio da Manhã - via Em Defesa do Glorioso
PS: Quando se discute os erros do Jesus ou do Vieira, quando se critica os jogadores, a entrega, o profissionalismo, a vontade... ou outra coisa qualquer, estamos sempre a discutir 'pormenores', são estes os números - os cartões - que definem os Campeonatos, são as campanhas anti-Matic (ou anti Javi, ou anti Maxi, ou anti David Luiz, ou outro jogador qualquer...), que definem os Campeões... O post do Fura-Redes é bastante elucidativo, os Corruptos nas últimas 2 épocas (pelo menos) não tiveram uma situação de inferioridade numérica com o resultado em aberto... Além de não jogarem em inferioridade numérica, a estatística com o número de jogos em que os jogadores foram impedidos de jogar, por castigo, também deve ser interessante, por exemplo esta época tanto o Maxi como o Matic, muito provavelmente vão falhar 3 jogos, só com os amarelos acumulados, enquanto os Mangalas e os Fernandos se chegarem aos 5 amarelos, será uma 'sorte'!!!
Recordo que não estamos a falar de uma equipa qualquer. Estamos a falar de uma equipa que sempre teve nos seus quadros, com muito orgulho, jogadores tipo André, Paulinho Santos, Aloísio... e muitos outros, esta equipa consegue ser nos últimos 30 anos a mais 'disciplinada'!!! E este rácio, é feito com as faltas marcadas, com árbitros 'amigos', porque como nós sabemos, muitas outras ficam por marcar...
Este é claramente um dos braços armados do Sistema...
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!