Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

O positivo do futebol português


"O futebol português tem muitos problemas. Um deles é o protagonismo que se dá a quem não merece. Uma coisa é certa, se falássemos apenas dos protagonistas a imagem do nosso futebol seria muito melhor. Infelizmente, os holofotes não costumam estar nos intervenientes. Hoje vou abordar três nomes que são diferenciadores, cada um com as suas caraterísticas, mas os três são bons exemplos de protagonistas que merecem total destaque e que permitem que a imagem do nosso futebol seja muito positiva no exterior.

Bruno Fernandes, o líder
O capitão do Manchester United é um jogador incrível. Demonstra sempre um enorme compromisso e vontade de vencer. Raramente falha um jogo. Cuida bem do seu corpo e prepara-se mentalmente para os desafios que tem pela frente. Dentro do campo desempenha várias posições. Tem uma visão de jogo incrível, o que o diferencia. Não acusa a pressão e gosta de assumir a responsabilidade nos momentos mais difíceis. É criticado por, dentro do relvado, querer sempre mais e mostrar, aqui ou ali, gestos de desagrado com os seus colegas. A realidade é que apesar desta forma de ser, Bruno é o primeiro a apoiar quem precisa. É um líder. E os líderes conhecem muito bem quem os rodeia. Não se importam de abdicar do palco para o dar a quem tem maiores probabilidades de ter sucesso.
O jogo de Portugal frente à Arménia demonstra isto mesmo. Não havendo Ronaldo em campo, quem é o melhor marcador de livres da nossa Seleção? Bruno Fernandes. Com um livre à entrada da área o que fez Bruno? Abdicou de marcar e deu a oportunidade a João Neves. Ao fazer isto, Bruno Fernandes fez algum favor a João Neves? Não, pelo contrário. Demonstrou apenas liderança. O que Bruno percebeu, pelos treinos, é que João Neves poderia ter mais sucesso que ele e fez o que foi melhor para a equipa. Os grandes líderes são assim. Abdicam do protagonismo em prol do coletivo, porque percebem que o nós é sempre mais importante que o eu.
Outro ponto que diferencia Bruno Fernandes da maior parte dos grandes jogadores é a forma descomplexada como aborda os temas nas conferências, flashes ou zonas mistas. Bruno Fernandes não foge a questões nem a polémicas. Dá a sua opinião sem rodeios. Um bom exemplo foi a forma como falou da ausência de Ronaldo, referindo que Gonçalo Ramos dá umas coisas à Seleção e Ronaldo dá outras. O que Bruno nos quis dizer é que se o nosso selecionador tiver uma melhor gestão dos dois jogadores Portugal sairá a ganhar, algo que até ao momento não tem acontecido!

João Neves, completo
Para muitos a evolução de João Neves é uma surpresa. Muitos desconfiavam do seu potencial e das suas competências. No Benfica acreditavam que João Neves não ia desenvolver muito mais. A realidade é que a chegada a Paris foi fundamental para a sua evolução. Ter um treinador como Luis Enrique foi fundamental para o seu crescimento. Aos 21 anos, João Neves já não gera dúvidas a ninguém. É um dos jogadores mais completos do mundo. Sabe trabalhar e é determinante a jogar sem bola. É agressivo a defender, tanto no espaço como na marcação, é intenso e tem um compromisso e uma disponibilidade incríveis. Com bola é um tratado. Raramente a perde, tem visão de jogo, sabe construir e ganhou muita chegada à área adversária. Tem uma qualidade técnica incrível que Luis Enrique sabe explorar. Hoje é um médio completo, que juntou a todas estas caraterísticas a capacidade de finalização e de marcar golos, alguns dos quais incríveis.
A juntar a tudo isto tem outra caraterística que o diferencia da maior parte dos jogadores. É feliz dentro do campo. Transporta consigo responsabilidade, seriedade e alegria. Joga com o sorriso nos lábios, independentemente dos adversários e das competições. Fora dos relvados não se esconde. Responde às perguntas, ainda que um pouco envergonhado. Se treinar esta competência e melhorar a sua comunicação tem tudo para vir a ser a grande referência e líder do futebol nacional, até porque João Neves sempre que joga consegue transmitir segurança e uma enorme energia positiva.

Nuno Mendes, único
O jovem lateral-esquerdo que Ruben Amorim descobriu e lançou é um jogador incrível. Fortíssimo no um contra um defensivo. É rápido e sabe-se posicionar. Tem inteligência tática, o que lhe permite jogar como lateral, terceiro central ou a fazer todo o corredor. Sente-se confortável a jogar em zonas interiores, embora o seu ponto forte seja a forma como explora todo o corredor. Se defensivamente é um muro, ofensivamente desbloqueia jogos. Depois de chegar a Paris visto com alguma desconfiança, hoje é uma certeza absoluta.
Conforme escrevi no dia 7 de junho deste ano, para mim, Nuno Mendes é o melhor lateral-esquerdo do mundo. Aleksander Ceferin disse recentemente que olha para Nuno Mendes como o melhor jogador da atualidade. Isto demonstra a importância e o destaque que o jovem lateral tem no PSG, na Seleção Nacional e no futebol mundial. Não tendo caraterísticas de líder e não sendo muito expressivo fora das quatro linhas, é nos relvados que se expressa na perfeição e que se valoriza a ele e, indiretamente, ao futebol português.

A valorizar: Robertson
Comandou a Escócia no apuramento para o Mundial. Na flash estava emocionado e confidenciou que esteve o dia todo, do jogo decisivo contra a Dinamarca, a pensar no seu parceiro Diogo Jota. Num momento de felicidade, Robertson demonstrou companheirismo, respeito e reconhecimento que são valores fundamentais do desporto.

A valorizar: Paulinho
Está a fazer mais uma grande temporada no México onde se destaca pelos golos e assistências. Na ultima semana teve um enorme gesto de fair play que evitou a injusta expulsão de um adversário."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!