"BRUNO LAGE DE NOVO O MELHOR
TREINADOR DO MUNDO!
1. Foram os livros que me levaram a conhecer pessoalmente BRUNO LAGE, há uns dez anos atrás, quando editei um trabalho do CARLOS CARVALHAL de que ele era co-autor, com o título "Futebol: Um Saber Sobre o Saber Fazer". Mais tarde, ainda não tinha ascendido a treinador principal do Benfica, propôs-me, e eu aceitei, a edição do livro "Formação: da Iniciação à Equipa B". Foram dois sucessos editoriais, porque muito adquiridos e apreciados pelos treinadores seus pares.
2. Tenho de BRUNO LAGE a ideia de que é alguém que sabe de futebol, do treino e do jogo, e que me surpreendeu muito positivamente pela capacidade motivacional e de liderança que demonstrou quando se tornou treinador principal do Benfica - histórias, muitas histórias da notável caminhada rumo ao "impossível" 37 estão plasmadas no interessantíssimo livro "O Benfica Segundo Jonas".
3. Tenho de BRUNO LAGE a ideia de que é um homem simples e humilde. Logo após o título de 2018-19, pedi-lhe que me arranjasse uma camisola de treino, daquelas personalizadas com o BL, para com ela ir vestido para o programa "Juízo Final", da Sporttv, como forma de o homenagear enquanto grande obreiro daquele título. Respondeu simplesmente: "Obrigado, Jaime, mas não é necessário. Eu quero é ficar sossegado no meu canto, junto da família, sem protagonismos."
4. Quando muito se fala na queda do Benfica de BRUNO LAGE na segunda metade da época 2019-20, que foi real, é preciso relembrar, em nome da verdade e para sermos justos porque já muitos se esqueceram, que tudo começou na visita ao Dragão, quando uma arbitragem que nos foi altamente prejudicial ditou a nossa derrota por 3-2. Em vez de sairmos de lá com os 7 pontos de avanço com que entrámos, ou mesmo 10, saímos com 4 e o campeonato ficou ali relançado.
5. O resto da época foi o que se sabe, com penaltis falhados em dois jogos sucessivos que empatámos imediatamente antes da paragem por causa da pandemia, e nos deixaram um ponto atrás do Porto, e, depois, todo o descalabro e desorientação que se seguiram à retoma da Liga. Tudo isto deve (ou tem!) que servir de útil e imprescindível lição para RUI COSTA e BRUNO LAGE evitarem cometer agora o mesmo tipo de erros cometidos no passado.
6. A decisão de fazer regressar BRUNO LAGE foi tomada por RUI COSTA. Um novo treinador do Benfica é e será sempre, com as suas virtudes e os seus defeitos, "o melhor treinador do mundo", chame-se ele BRUNO LAGE ou outro nome qualquer, seja ele a primeira, a segunda ou a terceira escolha, seja ele representado por Jorge Mendes - não sei se o Bruno ainda é - ou por outro qualquer agente.
7. Não sei se temos um plantel melhor do que o da época passada - precisamos primeiro de ver no campo o que valem os reforços -, mas penso que temos no mínimo um plantel mais equilibrado. Espero de BRUNO LAGE aquela chicotada psicológica que aplicou à equipa em 2018-19, que potenciou muito o valor dos jogadores, e que a tão bons resultados nos conduziu nessa época.
CARREGA, BRUNO LAGE!"
Somos um país muito pequeno! E de pobres.
ResponderEliminarDe primos e primas.
De jeitos e favores.
Toma lá chouriço, dá cá presunto.
Com a arbitragem (árbitros incluídos) que temos, não há verdade desportiva.
Não querem estrangeiros. Sempre a pensar que a cunha deles vale mais que a do vizinho.
E por vezes até vale.
Só que nenhuma devia existir.
A prova do algodão está na "arbitragem de fora".
Pelo menos a cunha era mais difícil, e o parentesco também.
As competições internacionais tem "árbitros de fora", estrangeiros. Por que não as competições nacionais?
Somos mais Corretos quando jogamos com os de fora, do que quando jogamos com os vizinhos?
Tirem-me as dúvidas!