Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Vermelhão: Demasiada água...

Guimarães 2 - 2 Benfica


Partida disputada em relvado impróprio para se jogar futebol, principalmente na 1.ª parte, nos últimos 20/30 minutos choveu menos, mas com outros intervenientes, o jogo teria sido muito provavelmente interrompido!

Ainda por cima, ambas as equipas jogaram na Quinta. No caso do Benfica, menos de 72 horas de intervalo, entre os dois jogos, com duas viagens longas pelo meio.

A narrativa dos mesmo de sempre, nos próximos dias, vai 'atacar' a escolha do onze do Roger, sem pontas-de-lança, mas muito sinceramente, o problema do Benfica na 1.ª parte não foi a escolha dos jogadores para o 11, foi sim, a opção por tentar jogar como o relvado tivesse seco: com a 1.ª fase de construção, com a troca de bola entre os Centrais: com os passes rasteiros verticais, na zona central, para os nossos jogadores mais adiantados, quase sempre a tentar receber a bola de 'costas para a baliza' e com as habituais 'triangulações' curtas nas Alas, tentando sobrecarregar uma 'zona'!!!

A falta de um plano B, neste caso especifico, a falta de capacidade de perceber que o relvado obrigava a jogar longo, pelo ar, nas Alas, facilitou a vida ao nosso adversário... Um problema 'antigo' no Benfica! Às vezes, deve-se jogar feio... desde que seja eficiente!

E se houve 'erros' no onze, na minha opinião, foram as substituições 'atrasadas': o Carreras e o Neres, tinham que ter entrado ao mesmo tempo do Marcos, e logo a seguir à expulsão do mal disposto adversário!


Nestas condições era óbvio que as 'bolas paradas' iam ser fundamentais, e dos 4 golos, 3 'nasceram' em Cantos (os do Benfica, numa 2.ª 'bola'!). Até porque, também como era esperado, o Godinho permitiu 'tudo' aos defesas do Guimarães, faltas constantes, premeditadas, algumas agressões pelo meio, quase sempre impunes... 'misturadas' com um festival de mergulhos para a piscina, com total complacência do Lagarto apitadeiro!

Num jogo de muita luta e pouco futebol, destaque claro para o Trubin, que fez algumas defesas impossíveis...

Aliás, a arbitragem teve influência direta no resultado: no penalty, existe um braço na bola, claro! As regras são claras, golos ou oportunidades de golo (um penalty é uma oportunidade de golo), após a bola tocar no braço/mão do avançado, são sempre faltas, independentemente serem ou não deliberados. A repetição não deixa dúvidas, inclusive na questão da bola bater 'abaixo, da linha do sovaco...
Mas além deste lance que deu o 1-0, ficou um penalty por marcar sobre o Cabral no início do 2.º tempo, o defesa até toca na bola, após toque do nosso avançado, mas com o bola em zona 'jogável' pelo Cabral, o defesa levanta a perna e derruba o Arthur... jogada muito parecida com a expulsão do Cardoso na Luz, no jogo contra os Corruptos!
O Mangas pisou e calcou o pé do Bah e nem Amarelo levou... Incrível com o Borevkovic não levou Amarelo nos protestos na 1.ª parte!
Além destes lances factuais, o Godinho não conseguiu esconder as suas intenções noutros momentos 'menos importantes':
- reverteu um lançamento lateral do Bah, quando este isolou o Rafa (creio), porque o lançamento foi efectuado 2 metros à frente...
- os 6 minutos de desconto, foram completamente vergonhosos, recordo um Tondela-Sporting(creio...), com este Godinho a apitar para o fim, somente após o seu Clube marcar! Só na vergonhosa simulação do Charles o jogo esteve parado mais de 3 minutos... nos últimos 30 minutos, nem 15 minutos se jogou!!!
- e não contente, com os 6 minutos, nos descontos ainda parou dois ataques perigosos do Benfica: primeiro não deu a Lei da Vantagem, e depois inventou uma falta do Otamendi, quando o Neres ficava isolado na Ala...
Já agora, no possível 2.º Amarelo ao Tino, depois de tudo o que ele permitiu ao Guimarães, era demasiado vergonhoso!
O silêncio do Benfica nestas ocasiões é absolutamente inexplicável...


Agora, vamos ter dois jogos na Luz, antes da deslocação ao antro da Corrupção, com a Liga Europa pelo meio! É tempo de integrar o Carreras no onze titular, dar minutos ao Neres, e completar a 'pré-época' do Marcos e do Rollheiser...
Ontem, em mais um exercício de hipocrisia do falso sonso do Amorim, falou-se do possível adiamento do jogo da 1.ª mão da Meia-final da Taça de Portugal. Para que fica claro: quem não quer adiar o jogo é o Sporting, para condicionar a deslocação do Benfica aos Corruptos, quem quiser dar a entender o contrário é desonesto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!