Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de junho de 2022

"Pyjama Party? No, thanks!"


"No início de Abril de 1962, o Benfica deslocou-se a Londres para defrontar o Tottenham, na 2.ª mão das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus. A equipa chegou à capital britânica com a vantagem de uma vitória na 1.ª mão e com o título de campeão europeu. Por esta razão, os seus jogadores eram muito conhecidos e admirados, como foi perceptível nos dias que antecederam o encontro com o Tottenham, nos vários passeios que a comitiva realizou pela cidade.
A acompanhá-los encontravam-se os enviados especial do jornal A Bola, que, no artigo publicado a 5 de Abril de 1062, relataram um episódio caricato que viveram em Londres. Carlos Pinhão, o enviado especial do jornal, refere que ele e os colegas que o acompanhavam receberam um convite para uma festa de pijama, que se realizaria no dia do jogo entre o Tottenham e o Benfica, após o encontro. De acordo com a informações pedidas pelos enviados especiais de A Bola, esta festa tratava-se de um baile, em pijama, para o qual teriam sido, também, convidados alguns jogadores do Benfica e do Tottenham, que vinham nomeados no convite.
A comitiva benfiquista, que chegara a Londres a 1 de Abril, depois de um encontro com o FC Porto, permaneceu na capital britânica até ao dia seguinte à partida, realizada a 5 de Abril. O clima chuvoso - típico da capital britânica -, o relvado enlameado e a falta de fair-play dos britânicos dificultaram a eliminatória para o Benfica. Apesar de derrota, por 1-2, o Benfica garantiu a passagem à última etapa da Taça dos Clubes Campeões Europeus, graças à vitória por 3-1 que tinha alcançado na Luz. Na final, venceria o Real Madrid e sagrar-se-ia bicampeão europeu!
Saiba mais sobre a conquista europeia na exposição temporária Benfica no Topo da Europa no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!