Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Mini campeões


"Os campeões não se medem aos palmos, mas, para lá, chegarmos, cada um de nós tem de percorrer o seu próprio caminho, pois, como ensinava Miguel Unamuno, um importante pensador humanista espanhol, o caminho faz-se caminhando. É mesmo mais importante a viagem que o destino, porque o destino é um feito alcançado, e a viagem é a mudança produzida em nós, e essa fica para a vida.
Claro que parece excessivo, numa primeira leitura, chamar toda esta profundidade ao lúcido duma corrida infantil. Mas as crianças participantes sabem que ali ao lado se correm maratonas, homens e mulheres adultos como os seus pais e vizinhos, como pessoas e procurarem o seu caminho na vida. E todos nós sabemos o que significa uma maratona, prova-rainha de atletismo. Competição com os outros, sim, mas, fundamentalmente, uma luta interna de tenacidade e resiliência que leva os que se mostram capazes à superação individual, que celebram como a sua primeira e principal vitória. Esta lição de abnegação que a maratona ensina à humanidade deste a antiguidade clássica é um si mesma um importante património individual para os desafios que a vida crescentemente nos apresenta. A autoconfiança de que para lá da exaustão e até da dor estão as recompensas de superação e da conquista é um valor precioso para coisas tão distintas como empreender um negócio, enfrentar um curso difícil, arriscar ter filhos, mudar de emprego e tantas outras coisas que aqui não cabe dizer. É também por isso que a Fundação Benfica proporciona a crianças de projetos sociais a possibilidade de participar nesta atividade que agradecemos ao Maratona Clube de Portugal.
Na verdade, estes pequenos campeões estão alegremente alheios a tudo isto, e bem, mas o desporto como escola de vida e o exemplo inspirador dos maratonistas deixarão neles uma pequena marca, uma pedra do caminho que, sem saberem, já os leva pela viagem mais fascinante que possam sonhar: a caminhada transformadora da vida!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!