"A conquista de título de hóquei em patins selou uma temporada notável do desporto feminino do Benfica.
Triunfámos no futebol, no basquetebol, no futsal, no polo aquático e agora também no hóquei. E se estes três últimos títulos estavam mais ou menos anunciados, chegando na sequência de amplo domínio das nossas equipas (respectivamente 4., 2.º e 8.º consecutivos), os de futebol e básquete foram absolutamente inéditos - por sinal, conquistados no último jogo, em cada dos rivais directos (no caso, Sporting e União Sportiva). De notar que vencemos também as Taças de Portugal de basquetebol e de polo (a de hóquei joga-se neste fim-de-semana), bem como as Taças da Liga de futebol e futsal. Um excelente lote de troféus. Uma temporada feminina verdadeiramente gloriosa.
Acrescente-se que ao andebol disputámos o campeonato até à última jornada, e no voleibol, em época de estreia no primeiro escalão, atingimos as meias-finais do playoff. Duas promessas para o imediato.
Há sensivelmente cem anos, a Federação Inglesa de Futebol proíba os jogos entre mulheres, alegando tratar-se de um desporto inadequado para o corpo feminino. Hoje tal soa-nos a ridículo, não sendo difícil adivinhar que dentro de poucas décadas os estádios possam encher-se do mesmo modo para competições masculinas e femininas.
O Benfica, como sempre, viaja à frente do seu tempo. E a aposta nesta vertente é também um sinal para o futuro.
Embora haja ainda muito por fazer, caminhamos rumo à desejada igualdade entre homens e mulheres. Lá chegaremos, e nesse dia talvez se compreenda melhor o dignificado de todas estas vitórias."
Luís Fialho, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!