Últimas indefectivações

sábado, 5 de dezembro de 2020

Achincalhar

"Diz o dicionário da língua portuguesa que achincalhar é, por exemplo, 'fazer publicamente pouco de algo ou de alguém', 'tratar com desdém', 'humilhar' ou 'rebaixar'. É a esse fenómeno que temos assistido desde que a equipa principal de futebol masculino do Sport Lisboa e Benfica começou e não conseguir juntar vitórias e boas exibições. Nos comentários e narrações das transmissões televisivas e radiofónicos dos encontros do Glorioso, nos artigos de opinião nos jornais e publicações online, nos blogues e redes sociais, à mesa do café, tudo tem servido para achincalhar jogadores, equipa técnica e direcção do SLB.
Sim, houve momentos maus nas nossas exibições, mas daí ao chorrilho de asneiras que têm sido ditas e escritas vai uma grande diferença. Dos adeptos e dirigentes dos clubes rivais já não se espera outra coisa, faz parte da sua cultura desportiva, do seu eterno desejo de serem grandes. De alguns dos nossos adeptos (felizmente poucos), é algo a que também já nos habituámos - as emoções à flor da pele às vezes falam mais alto. Agora, de profissionais da comunicação, de jornalistas encartados e de comentadores pagos para analisar o fenómeno desportivo já me parece demasiado mau para ser verdade.
Atenção, os profissionais que vestem a camisola do Benfica não estão imunes críticas quando falham - isso que fique bem claro -, mas serão apenas Gilberto, Otamendi, Vertonghen ou Seferovic (entre outros) a merecer tal tratamento? A ver e a ouvir pelo que nos chega, parece que nas restantes equipas do campeonato todos e são astros do profissionalismo, sem mácula. Só aos jogadores do SLB é exigida a perfeição e não é permitida qualquer falha. De dizerem que não tem valor para estar na equipa até acusarem de falta de técnica ou de idade avançada, já ouvi e li de tudo. A falta de respeito é gritante. Faz lembrar uma outra definição no dicionário da palavra achincalhar: 'meter ou meter-se a ridículo'. E e cada um destes 'especialistas' a cair no ridículo..."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!