Últimas indefectivações

domingo, 29 de dezembro de 2019

Habilidades não são Habilitações

"A melhor forma que encontrei de vos explicar o meu ponto de vista sobre o caso Rúben Amorim foi este.
Mas antes, ponto prévio.
Gosto do Rúben.
É da minha geração e fez parte de uma equipa onde joguei apesar de não termos coincidido na mesma.
Nada me move contra, nem tenho nenhuma antipatia.
Auguro-lhe um belíssimo futuro pois foi dos jogadores mais inteligentes que conheci.
Agora vamos ao que interessa.
Eu não tinha carta de pesados de passageiros.
Tirei a minha carta no Barreiro.
Fui e vim vezes sem conta.
Matei-me a estudar um Livro de Mecânica que parecia uma Bíblia de Ferramentas.
Depois fiz um exame.
Paguei quase 1000 euros por esta brincadeira.
A seguir disseram-me que não era o suficiente.
E tive que tirar o Certificado de Aptidão De Motorista.
A formação mais perto e disponível era em Lisboa.
Lá fui eu.
130 horas fechado numa sala a ouvir regras de trânsito e legislação.
Fiquei apto para conduzir e para ser Advogado se quisesse.
Banalidades e curiosidades, e mais um exame.
Fora as deslocações, a alimentação e as estadias.
E mais 1000 euros.
Estava terminado.
Achava eu.
É que depois soube que para andar com crianças nos autocarros tinha que tirar outra formação.
TCC.
Mais uma semana.
Mais documentos pagos.
Mais deslocações.
Mais 500 euros.
Não façam contas que eu desisti de as fazer.
Portanto.
Eu tive que me certificar e formar para conduzir carrinhas que têm mais de 9 lugares.
Que são milimetricamente menores que alguns veículos que até então eu podia dirigir.
Mas, sem estar certificado, não posso.
Ainda que tenha carta desde os 18 e nunca tenha batido.
E que tenha montes de experiência e viagens acumuladas.
Ainda assim.
Mesmo que não me levante do banco do condutor.
Mesmo que ao meu lado tenha gente encartada e cheia de experiência.
Não podia conduzir e ponto.
Não é permitido e não podia estar no lugar do condutor.
Agora Silas.
Silas também está no mesmo processo.
Disse que não trocava a carreira que teve por nenhum curso.
De acordo.
Entendo onde quer chegar.
Em parte até concordo.
Eu também não trocava a minha sabedoria ganha em balneários e estádios por nenhuma outra ganha em salas de aula.
Mas percebo que ambas sejam muito importantes.
E que uma não se sobrepõe à outra.
Porque por esta ordem de ideias.
Cristiano Ronaldo pode tirar o lugar a Silas.
Mesmo que não tenha sequer o primeiro nível.
Resumindo.
Temos que mudar a lei.
Não contornar a lei.
Parece o mesmo, mas não é.
É impensável que os quatro níveis demorem 10 anos para serem adquiridos.
Nenhuma licenciatura demora tanto.
A menos que sejam burros como eu.
É preciso valorizar as competências de quem fez uma vida inteira no futebol.
E não desvalorizar quem nunca deu um pontapé numa bola.
Rúben Amorim e Silas têm tudo para ser grandes treinadores de futebol.
Menos os Cursos.
O tempo dirá se têm o mais importante.
Até para não caírmos no erro de misturarmos as coisas.
Porque Habilidade não são Habilitações."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!