Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de junho de 2019

O hoquista que não gostava de hóquei

"António Livramento, um dos melhores hoquistas do mundo, custou a encarrilar na modalidade em que vingaria como atleta

António José Parreira do Livramento nasceu em São Manços, perto de Évora, a 28 de Fevereiro de 1943, dia em que o Sport Lisboa e Benfica comemorou o seu 39.º aniversário. Três anos depois, a sua família deixou o Alentejo e rumou a Lisboa, instando-se em Benfica.
Ainda miúdo, despertou para o desporto, fortemente influenciado por Torcato Ferreira. Vizinho da família e familiarizado com as prestações de Livramento nos jogos de futebol do bairro, o treinador de hóquei em patins aconselhou o seu pai a inscrevê-lo na modalidade. Mas, para Livramento, uma coisa era o futebol, outra bem diferente era o hóquei em patins: 'Devo esclarecer que não gostava de hóquei'.
No entanto, Torcato, que via nele o presságio de um grande jogador, não desistiu e, aos 11 anos, Livramento acabaria por ingressar no Clube Futebol Benfica, onde Torcato era treinador. Mas custou a encarrilar na modalidade, como explicou no jornal A Bola em 1975: 'A aprendizagem é longa e caía muitas vezes (...) só à terceira tentativa é que me fiquei pelo hóquei patinado, o que aconteceu quando Torcato Ferreira me ofereceu umas botas novas, que me fizeram sentir importante e me levaram a entregar-me à modalidade'. Porém, em pouco tempo, 'gostava tanto de jogar, que trocava tudo pelo rinque'.
Aos 15 anos e já com um enraizado gosto pelo desporto, chegou ao Sport Lisboa e Benfica. Aí confirmou uma predilecção pela posição de avançado: 'É a posição da minha preferência (...) há um sabor especial quando se marca um golo'. Pelo Benfica marcou vários. De 'águia ao peito' jogou por 14 épocas (1960/61 - 1969/70, 1972/73 - 1973/74) e somou vários títulos, foi internacional, campeão do mundo e reconhecido além-fronteiras como um dos melhores hoquistas do mundo.
Em 1999, após a sua morte a 7 de Junho, a Federação Portuguesa de Patinagem, que o categoriza como 'uma das maiores lendas do hóquei em patins mundial', homenageou-o colocando o seu nome na Supertaça de hóquei em patins, que desde então passou a designar-se Supertaça António Livramento.
António Livramento, que representou ainda os italianos Hockey Roller Monza e Amatori Lodi, a equipa de hóquei do Banco Pinto e Sotto Mayor e o Sporting CP é uma das figuras em destaque na área 2  -Jóias do Ecletismo do Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!