Últimas indefectivações

domingo, 12 de maio de 2019

Pinto da Costa e os árbitros, outra vez

"O campeonato ainda não acabou, o campeão está por apurar, falta disputar um par de rondas, onde tudo pode acontecer e, alimentando insensatamente o "suspense", o líder persiste em assinar exibições bipolares que autorizam todos os devaneios aritméticos ao seu perseguidor.
Contrariando este conjunto indesmentível de factos, vimos esta semana Pinto da Costa a assumir em público um discurso de derrota, um discurso estranhamente prematuro de derrota, atirando para cima dos homens que se vestem de negro e "andam de apito na boca" - os árbitros - a culpa pelos dois pontos de atraso que o FC Porto leva do Benfica e a autoria moral de um presumido desfecho da Liga desfavorável às suas pretensões.
O que Pinto da Costa pretende com esta conversa será justificar perante os sócios e adeptos do FC Porto o inacreditável esbanjamento daqueles sete pontos de avanço que o actual campeão nacional chegou a deter sobre o Benfica à entrada do Ano Novo. O presidente do FC Porto aponta a malévolos factores externos - os árbitros, outra vez - a responsabilidade pela sequência de insucessos de ordem exclusivamente interna que permitiram ao seu rival Benfica atingir a penúltima jornada do campeonato na condição de comandante e detentor de uma magra, magríssima vantagem.
No entanto, nem os mais empedernidos e fundamentalistas adeptos portistas acreditam nesta pataratice com que o seu presidente os pretende entreter. Nem o próprio "Macaco" acredita numa coisa destas. Por isso mesmo, mantém hoje as suas hostes viradas contra o treinador, contra os jogadores e, condoidamente, tem-se até abstido de publicar fotografias de árbitros ensanguentados como o fez o ano passado impunemente - "este não rouba mais..." -, lembram-se?
É que os favores ao FC Porto na corrente edição do campeonato foram de uma prodigalidade como não se registava desde aquele tempo e desde aquele regime a que a eclosão do processo Apito Dourado sentenciou e terá, eventualmente, posto fim. No tempo presente, e consubstanciada na tabela a oferenda de tanto pontinho aqui e acolá, a essa entidade abstracta chamada "protocolo do VAR", e que veio para moralizar os resultados desportivos, não demorou a opinião pública a chamar "porto-ao-colo do VAR", tamanhas terão sido as excentricidades cometidas em benefício do FC Porto aos olhos da concorrência directa e indirecta.
Muito mais do que uma desesperada e bolorenta forma de coação sobre os árbitros, tendo em vista as duas derradeiras jornadas da Liga, este grito de Pinto da Costa expresso num editorial de uma publicação oficial do clube - "muitas vezes os adversários vestem de preto, andam com um apito na boca" - soa, definitivamente, à necessidade urgente de desviar as atenções dos adeptos para tudo o que não sejam as incongruências e inevitáveis incompetências que serão atribuídas à SAD do FC Porto, dando-se o caso de o título voar para a Luz. 
E essa é uma hipótese."

1 comentário:

  1. A voz, a tal voz que no tempo do tal apito dourado ficou bem audível nos nossos ouvidos, e dos senhores de preto e de apito, apito dourado, nos nao temos memória corta temos memória muito longa tao longa como nos tempos longínquos de gerações, enquanto houver humanidade o S. Pinto da Costa e o seu F.C Porto continuara manchados pela maior vergonha de corrupção desportiva e pela condenação, NOTA: fala quem sabe obedece que quer.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!