Últimas indefectivações

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Desporto no contexto escolar - O contributo da Real Casa Pia de Lisboa no seu desenvolvimento

"Criada a Real Casa Pia de Lisboa, no reinado de D. Maria I (1734-1816), no contexto dos problemas sociais decorrentes do terramoto de 1755 que devastou a cidade de Lisboa, foi assim fundada a Real Casa Pia de Lisboa por iniciativa do Intendente da Polícia da Corte e do Reino, Diogo Inácio de Pina Manique (1733-1805), com a sua inauguração no dia 3 de Julho de 1780 e efectiva abertura em 29 de Outubro desse mesmo ano, provisoriamente no Castelo de S. Jorge.
A instituição de ajuda social recebia crianças, órfãs e abandonadas, além de mendigos e prostitutas, em sectores diferenciados.
A prática de exercícios físicos e da ginástica vem desde esses tempos que logo após a sua fundação, o Atlético Clube atingiu grande notoriedade no panorama desportivo nacional tendo dado uma valiosa contribuição para a história do Desporto em Portugal.
A prática de Desporto na Casa Pia desempenhava nos alunos um papel altamente motivador. Era vivido sempre com muita alegria, era um alfobre de atletas e uma escola perfeita de iniciação para qualquer modalidade desportiva.
Em 1781 o artigo XV do primeiro Regulamento para o estudo do Colégio da Real Casa Pia de Lisboa, mencionava que “o Recreio fosse o mais activo e mais livre que a conservação dos alunos e a decência o permitissem”, frase da autoria de José Anastácio da Cunha.
No ano seguinte já se podia afirmar que a Educação Física começou a ser ministrada de modo sistemático na Instituição não militar, com a introdução dos Cursos de Artilharia e Fortificação no Colégio de S. Lucas.
A ideia de implementação de ginástica e Educação Física era já antiga atendendo que os alunos tinham alguma preparação física, na base de exercícios de força, destreza, marcha, corrida, saltos e de trepar, assim como exercícios de aplicação, tais como a esgrima, o tiro e a equitação. Passados alguns anos os seus alunos foram integrados como oficiais no exército.
Com o título “Sumário dos Preceitos mais importantes concernentes à educação das crianças, às diferentes profissões e ofícios” aparece em 1787 o primeiro livro tratando a Educação Física, que estipula no Artigo V: “Os homens não podem gozar de perfeita saúde sem exercício”; “o exercício é o primeiro mantimento da saúde”; “não se confranjam as crianças a estarem sentadas” e “cumpre que as crianças andem sempre limpas”. O seu autor é o insigne professor da Casa Pia, Manuel Joaquim Henriques de Paiva, Director da Farmácia da Real Casa Pia do Castelo e seu Professor de Química.
O “Tratado da Educação Physica dos Meninos para uso da Nação Portugueza” - Primeira obra conhecida em Portugal sobre Educação Física no ano de 1791, foi da autoria do médico Francisco de José de Almeida (1756-1844) da Officina da Academia Real das Sciencias.
No período de 1790-1807, os alunos estavam sujeitos a uma intensa preparação física, no âmbito do curso militar de “Fortificações e Artilharia” e é precisamente no ano de 1807 que a Casa Pia abandona o Castelo de S. Jorge atendendo que o exército francês comandado por Junot tinha invadido o castelo. Portugal esteve ocupado pelos exércitos franceses (1807-1810) e grande parte dos arquivos foram perdidos.
Foi reaberta a Casa Pia em 31 de Agosto de 1811, no antigo Convento dos Bernardos (Ordem de Cister), no Desterro. A actividade física dos internados na Casa Pia limitava-se à ocupação dos recreios com jogos e brincadeiras de ocasião, sem qualquer espécie de organização pedagógica conhecida e à preparação militar. No ano seguinte deu-se a abertura oficial da Casa Pia de Lisboa na data do aniversário do príncipe regente D. João VI.
No ano de 1820 a Academia Real das Ciências foi encarregue de fazer uma inspecção à Casa Pia e elaborar o respectivo relatório. A sugestão final apresentada pela Academia foi no sentido de se ensaiar, na Casa Pia do Desterro, uma Escola Nacional de Educação Física ideia que viria a ficar sem efeito.
De 1821 a 1825 não existe qualquer documentação respeitante a este período sobre o contexto desportivo na instituição Casa Pia, para no período de 1826 a 1832 os professores de Preparação Física serem sargentos do exército.
A transferência da Casa Pia, do Convento do Desterro para o Convento dos Jerónimos deu-se no ano de 1833 sendo o recreio dos alunos no Claustro dos Jerónimos. Foram realizadas as primeiras tentativas no sentido de introduzir o ensino da ginástica nos programas escolares adoptados.
O Rei D. Pedro IV no ano de 1834, tendo notado o fraco aspecto físico e pouca higiene dos seus alunos resolveu introduzir o ensino da ginástica com o objectivo de melhorar o aspecto físico dos educandos da Casa Pia chamando a Lisboa um discípulo do coronel francês Amoros (1770-1848), cujo nome é desconhecido, para estabelecer uma Escola Nacional de Ginástica.
O espaço a que os alunos chamavam “largo” era um dos recreios ao ar livre. A sua área contava aproximadamente 80x50 metros sendo o local onde se recreavam com vários jogos além do futebol, com o jogo dos berlindes, a bilharda, cavalhadas e tantos outros arranjados de ocasião.
Deu-se então em 1835 o princípio de obrigatoriedade do Ensino Primário e desde este ano até 1837 o professor de Educação Física foi Darras, artista de circo chegado a Portugal em 1835, o qual dava as suas aulas gratuitamente, mas teve pouca duração.
No ano de 1836 apareceu o primeiro livro de Educação Física escrito pelo médico Guilherme Centai. No século XIX a Educação Física e particularmente a ginástica era um domínio defendido pelo saber dos médicos.
Passados dois anos foi introduzida a ginástica no currículo da Casa Pia de Belém, ministrada pelo professor António Hermano Roeder chegado expressamente de França.
Oficialmente foi o primeiro professor de ginástica na Casa Pia e a Real Casa Pia de Lisboa torna-se a primeira instituição portuguesa a ensinar a ginástica como matéria escolar.
António Hermano Roeder é nomeado e contratado oficialmente, pela primeira vez, como professor de Educação Física entre 1838 e 1855 tendo como objectivo principal da sua actividade, o leccionamento de exercícios gímnicos e de esgrima. Esta disciplina passou a fazer parte do programa de estudos, atendendo que a Casa Pia foi o primeiro estabelecimento português a ensinar ginástica como matéria escolar.
O futebol na Grã-Bretanha, desde o ano de 1850 até 1860, passa das escolas para os clubes e é criada a Football Association.
O período entre 1856 e 1888, foi caracterizado não só pela preocupação da higiene, no seu mais amplo sentido, como de tornar a ginástica não como um meio de espectáculo acrobático, mas como disciplina escolar da máxima importância. Deu-se início às primeiras tentativas do ensino da natação.
Em 1858 foi instalado um novo Ginásio na cerca da instituição e contratado um novo professor francês, Delaunay para o ensino de novas aulas de ginástica.
Também em 1859 foi instituído mais um ginásio e quatro anos depois construíram-se campos de jogos para recreio e exercícios ao ar livre.
O Mestre Jean Roger das Escolas Normais de Paris (San’t-cir) é contratado em 1860 como professor de ginástica da Casa Pia, remodelando profundamente o ensino da ginástica, procedendo ao apetrechamento do ginásio, com novos aparelhos. Introduz também a selecção criteriosa dos alunos pelas várias classes, tendo em atenção as suas idades e capacidades físicas. Consegue que a ginástica passe a fazer parte das disciplinas de avaliação nos exames trimestrais.
No ano de 1862 são instalados novos aparelhos de ginástica e é neste ano que o desporto ganha o seu maior impulso no seio da Real Casa Pia de Lisboa.
O exemplo da Casa Pia frutifica, salta os muros da cerca de Belém e outras escolas começam em 1865 a incluir também a “ginástica” nos seus programas escolares. Foi o caso do Colégio Militar, que tinha sido fundado em 1803 em Oeiras.
O francês Jean Roger vem para professor da Casa Pia de Lisboa em 1866 e em 1870 é criado em Portugal pela primeira vez um Ministério da Instrução Pública especializado para a Educação.
Com um grande movimento de propaganda pela prática da ginástica, é fundado por Luís Monteiro (1843-1906) em 18 de Março de 1875, o Real Gymnásio Club Portuguêz, num pequeno palacete na Carreirinha do Socorro em Lisboa. O grupo inicial era composto por 24 amigos de Luís Monteiro, todos rapazes e amantes dos exercícios de força e dos perigos da ginástica acrobática.
Em 1877, foi construído na Casa Pia um espaçoso barracão para nele instalar o primeiro Ginásio que há conhecimento em Portugal, já com alguns aparelhos necessários para o ensino e a dar aulas de desporto regulamentado, aproveitando os largos espaços no Mosteiro dos Jerónimos, na Cerca dos Frades, num quadrado nas traseiras do referido Mosteiro dos Jerónimos, hoje biblioteca do Museu de Marinha.
Augusto Filipe Simões em 1879 escreve o livro de “Educação Phisica”, da Livraria Ferreira, em Lisboa.
Guilherme Pinto Basto trouxe para Portugal em 1884 a primeira bola de futebol, como recordação de estudante e praticante desportivo em Inglaterra.
No dia 17 de Maio de 1885 a Casa Pia recebe medalhas de prata e diploma de honra pela notável exibição de ginástica dos seus alunos das escolas municipais no primeiro concurso público de ginástica, promovido pelo Real Ginásio Clube Português realizado no Hipódromo de Belém, juntando cerca de 400 rapazes entre os 10 e os 15 anos, dos principais colégios particulares, das melhores escolas de Lisboa: Batalhão Municipal, Bombeiros Voluntários, da Corporação Voluntária de Ambulâncias, do Asilo Municipal, da Escola Académica, do Colégio Vilar, do Colégio Inglês, da Escola Nacional, do Club de Gimnástico de Lisboa e o clube organizador, Gymnásio Club Portuguêz.
A 11 de Abril de 1887, o provedor Carlos Maria Eugénio de Almeida apresentou a demissão do seu cargo tendo deixado uma obra muito positiva no campo da Educação Física e através da publicação do “Programa da Aula de Ginástica”, um valioso contributo para a caracterização do ensino da ginástica no nosso País.
O futebol é ensaiado em Portugal num Domingo de Outubro do ano de 1888 com um encontro da iniciativa dos irmãos Pinto Basto, Eduardo, Frederico e Guilherme. Cascais é considerado o palco da primeira exibição de futebol do País, nos terrenos do Real Clube da Parada, junto ao actual Museu do Mar Rei D. Carlos.
Anteriormente, em 1875, no Largo da Achada da freguesia da Camacha na Ilha da Madeira, realizou-se também um jogo de futebol, tendo em 1896 nascido na Casa Pia de Lisboa o gosto pela actividade desportiva de um modo geral e pelo futebol em particular."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!