Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Paixão sem fronteiras

"O Benfica sempre teve a capacidade de ligar pessoas tão distintas entre si

A paixão pelo Benfica não se circunscreve a uma só realidade. É partilhada por milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, com vivências e experiências completamente diferentes, sendo esse sentimento aparentemente, o único que os une.
Numa tentativa de explicar o que é ser benfiquista, apesar de nem gostar de futebol, o escritor Miguel Esteves Cardoso comparou o Clube a outras colectividades. 'O Sporting e o Porto podem jogar bem e o Belenenses e a Académica podem calhar bem em sociedade, mas só o Benfica, como o próprio nome indica, é o próprio Bem Que Fica'. Os próprios jogadores são diferentes de 'águia ao peito'. 'Eusébio só chorou quando jogou por Portugal'. Pois quem joga de 'encarnado' tem o 'privilégio e o condão de estar sempre a sorrir. Não conseguem resistir'. E sustenta a sua afirmação: 'o Benfica não joga - digna-se jogar. Não joga para vencer - vence por jogar'.
Talvez tenha sido essa a razão para Mark Secker, residente em York, Inglaterra, ter-se tornado benfiquista após assistir a um jogo do Clube. Tudo aconteceu quando, em 1980, de férias em Portugal, assistiu ao encontro entre o Benfica e o Boavista. 'Além de ganhar, mostrou técnica muito apurada, um futebol bonito, factores que impressionaram sobremaneira e que não estava habituado a ver no futebol inglês'. Bastou para ficar rendido, e desde aí, mesmo em outro país, continuou a acompanhar todas as partidas do Clube, chegando muitas vezes a deslocar-se, de propósito, a Lisboa para assistir ao vivo os 'encarnados'. Apesar de estar longe, não se sente afastado, antes pelo contrário,vê-se mais como um embaixador do Clube, sempre com um emblema do Benfica na lapela.
Esta é uma paixão fora do comum, tal como Mário Wilson sintetizou: 'é qualquer coisa de brilhante, apaixonante, (...) Vocês não imaginam, não podem imaginar. (...) Que vem de berço, de quase berço. (...) É de uma magia única, só nós nos sentimos assim, por muitos desgostos que possamos ter, valores mais altos se levantam, e o valor mais alto chama-se Benfica'.
Poderá sentir esta inexplicável paixão na área 13 - Viagem ao Coração Benfiquista do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!