Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Verde gafe

"Em dia de comemoração 'encarnada', outras cores foram tema de conversa

O mês de Setembro de 1985 ficou marcado pela comemoração do fecho do 3.º anel do Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Mas, na inauguração, houve algo com que a grande obra 'encarnada' teve de dividir os holofotes: a gravata do primeiro-ministro.
Vinte e cinco anos após ter sido terminada a primeira fase, inaugurada a 5 de Outubro de 1960, era concluído o há muito ambicionado 3.º anel. Para celebrar, o Clube organizou o Festival de Comemoração do Fecho do 3.º Anel, que decorreu nos dias 21 e 22 e contou com um vasto programa, para gaúdio dos benfiquistas.
A anteceder o Festival, teve lugar, dia 20, 'o Jantar Comemorativo da Inauguração do Fecho do 3.º Anel', oferecido pela direcção do Clube a 366 convidados, entre os quais se encontravam as mais altas individualidades do país. No entanto, nem o número elevado de convivas, nem o farto pitéu - '70 Kg de bife da vazia, 50 Kg de bacalhau, 100 Kg de batata, 50 Kg de feijão verde, 24 latas de champignon, vinho branco Castelão, tinto Dão Henriquino de 74, bavaroise de fruta, aperitivos, uísque, gin, croquetes, cervaja, 60 Kg de doces, licores variados, aguardentes velhíssimas «Monte-crasto»' - deixaram que passasse despercebido o verde que o primeiro-ministro Mário Soares envergava na gravata.
O burburinho não tardou e Mário Soares referiu prontamente: 'reconheço ter cometido uma «gaffe»'. E explicou: 'Vesti-me de manhã cedo e não me lembrei que viria, ao fim da tarde, ao Estádio da Luz... Mas toda a gente sabe que eu gosto de vermelho'.
As opções cromáticas dos presentes acabariam por ganhar protagonismo, vindo à baila várias vezes ao longo da noite. Pinto da Costa, que usava gravata 'de tom vermelho', ao discursar, elogiou a escolha do dirigente sportinguista Dias Ferreira que optou diplomaticamente pelo castanho. E, como não podia deixar de ser, louvou a escolha do presidente do Benfica: 'o azul fica tão bem num benfiquista que o presidente Fernando Martins o escolheria para esta noite'.
No acervo do Sport Lisboa e Benfica são vários os objectos que remetem este acontecimento histórico. Entre eles, a placa descerrada a 21 de Setembro por Ramalho Eanes, Presidente da República. Depois de figurar durante décadas na entrada principal do antigo Estádio, encontra-s actualmente em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!