Últimas indefectivações

sábado, 19 de maio de 2018

Quem semeia ventos...

"Bruno de Carvalho, como qualquer populista, imaginava e sonha com voltas triunfais que jamais voltarão a acontecer

Coitado do cidadão Bruno de Carvalho! E este meu lamento nada tem de irónico ou sarcástico, sendo antes um sincero desabafo para quem não soube aproveitar uma oportunidade única que as voltas e reviravoltas da vida lhe colocou no regaço. Como sportinguista fui acompanhando com muita atenção todo o seu percurso como presidente do clube do meu coração e, desde muito cedo, me arrependi do apoio que, publicamente, manifestei. Poderia, é certo, ter calado a minha profunda discordância sobre as constantes derivas a que Bruno de Carvalho ia dando azo. Não o fiz. E não o fiz por respeito à minha própria pessoa mas, fundamentalmente, por respeito ao Sporting Clube de Portugal. Sem a pretensão de querer dar lições de moralidade seja a quem for, tenho de lastimar profundamente que figuras gradas da vida leonina tenham pactuado ao longo do tempo com uma figura patética e grotesca que - honra lhe seja feita - nem sequer procurava disfarçar atitudes e procedimentos que envergonhavam uma história com mais de 100 anos. Mesmo hoje, sozinho e traído por todos quantos, ainda há pouco, lhe reiteravam juras de lealdade eterna, Bruno de Carvalho, como qualquer populista, imagina e sonha com voltas triunfais que jamais voltarão a acontecer. Nunca percebeu, coitado, o verdadeiro ADN do Sporting, arvoando-se em paladino de um ideal (?) que, no fundo, sabia ser o seu próprio interesse pessoal. Para isso, contou com a subserviência e ternura de todos quantos, quase até ao fim, se bastavam com um sorriso ou com uma migalha de benesses que o chefe concedia. Perseguiu, manipulou, mentiu, ofendeu, injuriou todos quantos tinham vontade própria, opinião diferente e consciência de uma realidade diversa da oficial, uma realidade que o futuro próximo se encarregará de deslindar. Em breve, não faltarão as habituais declarações - em que a História do século passado é pródiga - atestando que nada sabiam e que haviam sido enganados. As listas de honra e as comissões de apoio a Bruno de Carvalho rapidamente cairão no esquecimento, desaparecendo misteriosamente nas poeiras do tempo, não faltando quem se encarregará de afiançar que era bem intencionado. O actual líder do Conselho Directivo, coitado, procurará encarar tudo como um pesadelo, como um sonho mau que nunca devia ter acontecido. Caso para dizer: «É chato, não é?»"

Abrantes Mendes, in A Bola

1 comentário:

  1. Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo... Abraham Lincoln

    É perfeitamente normal que muitos tenham apoiado o BdC no início. Agora já não é normal ainda haver muitos a o apoiar. Mas as pessoas que se deixam enganar por demasiado tempo parece que ficam reféns da sua parvoíce e ficam com vergonha de assumir o erro. Outras há que acham que tudo é uma conspiração mas que não percebem que a verdadeira conspiração as enganou. E ainda haverá uns que são igualmente loucos como o seu presidente.

    Há muito que era percetível que estávamos perante um segundo vale e Azevedo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!