Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de março de 2018

O futebol já não é isto: é uma soma de tudo isto

"Uma data de homens a correr atrás de uma bola.
Já foi um dos maiores insultos ao futebol. Uma frase de quem o queria desvalorizar. Resumi-lo assim, hoje em dia, acaba por ser um elogio. Até porque o futebol é mais complexo. Há uma velha frase da gíria da bola que diz «o futebol é isto» e que pode ser colocada no final de praticamente qualquer discurso. Mas o futebol já não é só isto: é uma soma de tudo isto. 
O futebol é cada vez mais Política.
Uma data de homens a correr atrás de uma bola antes de outra data de homens se sentar em debates de «Olhe que não» e «Ouça» e «Veja aqui este frame porque essas cinquenta repetições não mostram tão bem quanto esta imagem pixelizada e estática». Debates onde nunca se perde: por vezes não se ganha. Ou, como um dia disse Narciso Miranda, ganha-se perdendo. O rival pode marcar mais ou ter mais pontos, mas há sempre uma boa explicação que não o ter marcado mais ou somado mais pontos.
O futebol é, provavelmente, a única área que dá azo a horas e horas de programação sem que se fale de si próprio. Apenas de tudo o que está à volta. Há gente a falar nas televisões que nunca comentou uma jogada, que não de bastidores, um ataque, que não verbal, uma defesa, que não de honra, ou um drible, que não à verdade.
O futebol é cada vez mais Finanças.
Uma data de homens a correr atrás de uma bola antes e depois de outra data de homens se debruçarem sobre Relatórios e Contas, comunicados à CMVM, balanços e balancetes. Os lucros que não esticam, os passivos que não descem, os credores que não desaparecem, os salários que não encurtam.
Grita-se «Vendaaaaaa!» como quem grita «Goloooooo!», diz-se adeus, faz-se a conta ao que sobra e ao que dá para investir. Traça-se projectos, atiram-se ideias, faz-se F5 à procura de novidades.
O futebol é cada vez mais Geometria.
Uma data de homens a correr atrás de uma bola antes de outra data de homens traçarem linhas em cima das imagens dos primeiros. Paralelas, perpendiculares, pontos de fuga. O jeito que deram as aulas de EVT.
Nunca nenhuma linha terá o encanto do ziguezague de Maradona entre os ingleses ou da curva da bola chutada por Roberto Carlos antes de entrar na baliza da França.
O futebol é cada vez mais Direito. Mas torto. Direito com D grande.
Uma data de homens a correr atrás de uma bola enquanto outra data de homens desafia a justiça. Os colarinhos brancos de Cantona mereciam continuar a ser os únicos com espaço no futebol. As fugas que interessam deveriam ser as de Ronaldo.
O problema não é o futebol ser isto. Porque o mundo também tem o negro e o cinzento na palete de cores. O problema foi terem levado o futebol a ser isto.
O futebol é cada vez menos a data de homens que corre atrás da bola.
É cada vez menos o verde da relva.
É cada vez menos o cachecol esticado.
É cada vez menos o grito de apoio.
É cada vez menos o remate ao ângulo.
É cada vez menos o som da bola a bater na trave.
É cada vez menos o golo no último minuto que arrepia a pele.
É cada vez menos o túnel que faz soltar um ui.
É cada vez menos o defesa que salva em cima da linha.
É cada vez menos o resumo alargado, o golo da semana, a Bola de Ouro, a chuteira preta.
É cada vez menos o amigo de sempre que só conheço do estádio.
É, enfim, cada vez menos bonito.
O futebol hoje é tanta coisa que é cada vez menos o futebol."

7 comentários:

  1. Sim é verdade ??? Mas os maiores réus dessa morte anunciada :são os juizes de toga e os de sem toga uns e outros uns autênticos troca tintas q o povo os quer ver pelas costas

    ResponderEliminar
  2. Com daltonicos e uns sem vergonha fizeram da justiça em Portugal um ninho de víboras q vai ter de sobrar para alguém da PJ ou MP ou da PGR o governo esse está se a marimbar para os verdadeiros assassinos do futebol em portugal

    ResponderEliminar
  3. O sistema trafulha voltou em forte ritimo e os ditos iluminados juízes pregaram muitos pregos no próprio caixão

    ResponderEliminar
  4. A culpa é de pessoas que vau para cargos de disciplina castigos que disseram á boca cheia com migo este futebol vai mudar, mas depois quem muda sao eles, será medo, medo nao será certamente, o medo nao me dá protagonismo, será clubismo esse será certamente, pois tenho dois pesos e duas medidas. RUMO AO PENTA 37 VIVA O GLORIOSO S.L. BENFICA.

    ResponderEliminar
  5. Off tópico...o blogueiro Hugo Gil continua a fazer um trabalho fantástico hoje mais maroscas feitas pelos verdes...

    ResponderEliminar
  6. Está justiça tem de ser refundada de contrário isto não vai lá .. QQ dia os juízes querem ter a lei e as mordomias só seu lado e o Zé pagode q se lixe nos seus direitos uma caçula q vive a sugar o povo em benefício dos inquisidores

    ResponderEliminar
  7. Se no futebol não vale tudo???? Porque será que na justiça dos Pilatos vale tudo , uns autênticos Deuses num país onde o povo e humilhado e rebaixado para estes justiceiros terem poleiro e euros a fartazana sem serem investigados dos seus crimes horrorosos

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!