Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de novembro de 2017

As cartas de Manuel Goularde

"O mister só queria três bolas em condições para os treinos, mas a fraca qualidade da borracha furou-lhe os planos.

Na sua altura Manuel Goularde seria, provavelmente, conhecido como o homem dos sete ofícios. Era empregado da Farmácia Franco, assumia as funções de tesoureiro do Clube e foi o primeiro técnico da equipa 'encarnada'. Tudo isto em simultâneo. Reza a lenda que também foi o criador dos famosos '15 minutos à Benfica': reservar energias para, nos últimos 15 minutos, surpreender o já derreado adversário.
Meses depois da criação do Grupo Sport Lisboa, do qual Goularde foi, também, fundador, o material básico e indispensável aos treinos começou a escassear. Proactivo, o mister pegou esferográfica e escreveu uma carta, no seu melhor inglês, endereçada a A. W. Gamage Ltd, uma loja londrina de vendia desde brinquedos a artigos de desporto, para encomendar o material em falta. Datada de 28 de Setembro, a carta ia acompanhada de um cheque para liquidar a encomenda. Eram três bolas, um apito para o árbitro e um livro sobre regras de futebol, se faz favor. No final, sublinhava que a equipa precisava do material com urgência e agradecia que a encomenda lhe fosse enviada o mais brevemente possível.
A 12 de Novembro chegava a remessa a Belém. Podiam recomeçar os treinos! Mas... as coisas não foram assim tão fáceis. O apito estava afinado e o livro era muito útil. Dali saíram, certamente, ideias brilhantes para melhorar a táctica dos jogadores. O problema era as bolas que estavam sempre a furar-lhe os planos. Ao fim de 20 minutos de treino o primeiro esférico rebentou, 'o que nos desiludiu bastante'. O segundo não rebentou porque já vinha rebentado, ou melhor vinha com um furo que  tornava impossível de encher, por mais vigor que se pudesse na tarefa.
A 25 de Novembro Goularde escreve nova missiva a avaliar o material. A primeira bola foi o que se viu e os restos mortais da segunda foram reenviados ao fornecedor para averiguar qual seria o problema. 'Só pode ser da má qualidade da borracha'. O último pneumático da remessa era o único que estava em condições. À terceira foi mesmo de vez: 'Já jogámos bastante com ele e continua bom'. Dos três apenas um se safou. De facto, a média não é brilhante, mas os treinos e as vitórias deles resultantes compensaram a pouca sorte.
Pode saber mais sobre estas cartas na área 18 - E Pluribus Unum, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Furtado, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!