Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de outubro de 2017

O golo adversário que a Luz aplaudiu

"De regresso ao Estádio da Luz, Rui Costa, após ter marcado ao Benfica, não conseguiu conter as lágrimas.

Para o jogo de apresentação da época 199/97 do Benfica, o adversário escolhido foi a Fiorentina. A expectativa era imensa, tanto pela oportunidade de ver os novos jogadores, como pelas vitórias na digressão por Itália e Inglaterra. Assim, a 13 de Agosto de 1996, o Estádio da Luz lotou.
Havia ainda uma outra atracção que mexia com o público, o regresso de Rui Costa. O menino que se estreou, de 'águia ao peito', nos infantis na época 1980/81, voltava a um recinto que bem conhecia, no qual conquistou o Mundial em 1991, com as cores de Portugal. Porém, desta vez - pela primeira vez - como adversário do Benfica. Os muitos anos no Clube tinham criado um elo, que se foi tornando cada vez mais forte. O sentimento era partilhado pelos adeptos, neste reencontro 'emocionaram-se (...) os benfiquistas com a recepção a Rui Costa. A saudade que os estrangeiros não sabem traduzir, bateu no coração encarnado'.
O encontro começou de feição para os benfiquistas, que marcaram logo nos primeiros minutos, por intermédio de Valdo, 'na transformação de um livre (superiormente executado)'. A Fiorentina tentava procurar o empate através de uma pressão alta e rápidas transições, e o sector que mais se evidenciava era precisamente o meio-campo, com 'Rui Costa em grande, pois claro, oferecendo lances de eleição a Batistuta'. Os futebolistas profissionais têm, entre outras qualidades, a de se conseguirem abstrair do ambiente à sua volta e suportar as suas emoções durante os 90 minutos, traçar as jogadas na cabeça e executarem-nas com os pés, como se se tratasse de algo puramente mecânico.
Contudo, a um minuto do fim partida, o 'maestro' não se conseguiu conter. 'Após passe de Batistuta, entrou na área e rematou com toda a sua técnica, para belíssimo golo'. De imediato, 'deitou as mãos à cara, como menino que, subitamente deseja esconder as lágrimas de uma multidão que o ovaciona e que, revelando grande sensibilidade, grita o seu nome em coro'. Nem o árbitro da partida, Vítor Pereira, ficou indiferente à situação e 'foi o primeiro a ir ao seu encontro'.
Pode ficar a saber mais sobre este sensacional jogador na área 23 - Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!