Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de outubro de 2017

O curioso caso de Mile Svilar

"Mile Svilar pode vir a tornar-se o guarda-redes mais jovem de sempre a jogar oficialmente na Champions, batendo o recorde de Iker Casillas por um pouco mais de um mês.
Curiosamente, a oportunidade de Svilar resulta de um momento fisicamente mais instável do brasileiro Júlio César, que tem mais vinte anos do que o jovem belga.
A idade no posto de guarda-redes é importante, pela experiência, pela maturidade de um lugar que requer condições psicológicas específicas. No entanto, é verdade que o Benfica já se dera bem com a experiência de Ederson, muito embora o novo guarda-redes da selecção do Brasil tivesse rodado pelo futebol maior, ao contrário do que sucedeu com Svilar.
A questão mais importante será precisamente essa: pode um guarda-redes eliminar todas as etapas que pareciam aconselháveis para entrar em campo e defrontar um adversário do nível de um Manchester United, naquela que é a mais importante competição do mundo ao nível de clubes?
Pode haver opiniões diversas sobre a matéria, mas não existirá uma resposta definitiva. Pelo que se viu em Olhão (e viu-se mais do que se podia pensar pode ver) Svilar é um guarda-redes que gosta de jogar entre e fora dos postes, é corajoso, ágil, forte na luta aérea. Ou seja: deixa evidentes sinais de poder vir a ser um grande guarda-redes que, obviamente, ainda não é.
No entanto, dentro dos condicionalismos existentes no plantel do Benfica, é provável que Rui Vitória o escolha para o grande desafio. O que importará, então, é fazer perceber a Svilar que não correrá qualquer risco de vir a ser julgado por esse jogo."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!