Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O 'Costa dos Frangos'

"O guarda-redes bicampeão europeu despediu-se dos relvados com... um frango.

O moçambicano Alberto Costa Pereira foi um desportista ecléctico. Praticou atletismo e basquetebol, além de futebol. No 'desporto-rei' começou por ser avançado, mas quis o destino - e uma lesão do guarda-redes da sua equipa - que 'o Costa' fosse à baliza. O talento estava lá e por isso Costa Pereira ganhou uma nova posição dentro de campo.
Costa Pereira representou o Benfica num dos mais gloriosos momentos do Clube. A sua chegada, no verão de 1954, coincidiu com a contratação de Otto Glória, com a renovação do Departamento de Futebol e com a recta final da construção do Estádio da Luz.
Após 13 épocas de 'águia ao peito', sete Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, uma Taça de Honra e duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, Costa Pereira decidiu terminar a sua carreira, considerada uma 'das mais brilhantes do futebol nacional'.
A sua festa de despedida realizou-se a 11 de Outubro de 1967 no Estádio da Luz. A transmissão televisiva não impediu que milhares de pessoas se deslocassem ao Estádio para esta homenagem. Realizou-se um jogo entre o Belenenses e o Atlético, ao qual se seguiu a entrada em campo de Costa Pereira com alas compostas pelos jogadores destas equipas e do Benfica.
Depois de lido o elogio ao jogador, seguir-se a cerimónia de entrega de ofertas ao homenageado. A mais peculiar foi a oferta do seu filho... «Que giro o episódio do filho do Costa Pereira quando a correr foi entregar ao pai um... frango! O Costa a rir, a rir, de braços estendidos (talvez com as lágrimas a encherem os seus olhos) recebeu a piada com o coração a transbordar de alegria».
O encontro principal realizou-se entre o Benfica e o Atlético de Madrid, treinado por Otto Glória. O técnico brasileiro chegara ao Clube pouco antes da contratação de Costa Pereira e foi um dos grandes impulsionadores da sua brilhante carreira, pelo que não poderia faltar a esta cerimónia. Ao fim do primeiro minuto de jogo, Costa Pereira saiu de campo e foi substituído por José Henrique. O encontro prosseguiu, tendo terminado empatado a dois golos.
Pode saber mais sobre Costa Pereira na área 23. Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!