Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Jogos Olímpicos, a avaliação

"Terminados os Jogos Olímpicos Rio 2016 são publicadas as mais variadas opiniões da nossa participação. Temos os que classificam os resultados como negativos, outros que avaliam os resultados como brilhantes e há quem se fique pelo meio-termo. Da grande maioria dos autores, desconhecemos no seu passado uma linha de pensamento, uma reflexão sobre o desporto. Boa parte das críticas - negativas ou elogiosas - traduzem apenas o pensamento do cidadão comum que acorda para o desporto na semana antes de se iniciarem os Jogos Olímpicos e decorridos 15 dias entre a hibernação por mais quatro anos.
Terminado o ciclo 2012-2016, é o momento de fazer o balanço e de avaliar os vários projectos desenvolvidos, compromissos eleitorais e a sua execução. Em breve, o COP e as federações vão a eleições, pelo que este é o momento para este exercício.
Um dos projectos que urge ser profundamente avaliado é o da Preparação Olímpica. Foi executado pela Comissão Executiva do COP em parceira com as Federações, com um financiamento público direito de 13,5 milhões de Euros.
Sem rodeios, o presidente do COP fez o balanço da participação e avaliação daquilo que eram os objectivos contratualizados e a sua execução. Naturalmente, achou que o desempenhou ficou «aquém do esperado». Numa conduta que é de louvar, foi objectivo dentro daquilo que análise desportiva permite, considerando a especificidade da competição, e a incerteza do resultado, COP, IPDJ, federações, atletas e treinadores, nenhum se deve coibir do mesmo exercício.
A capacidade para avaliar de forma objectiva e construtiva os resultados de um projecto é fundamental para projectar o futuro. Urge que os projectos se tornem mais objectivos, mensuráveis, com avaliação desportiva continua. Eles podem ajudar os nossos atletas a transformar os diplomas em medalhas."

Mário Santos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!