Últimas indefectivações

sábado, 22 de março de 2014

Tanta emoção!

"TABRIZ - A primeira passagem por estar enorme cidade iraniana levou-me a criar laços muito fortes com os fãs do Tractor. Uma empatia que nasceu logo nos primeiros dias da minha extraordinária aventura neste país, em Junho de 2012, e se foi cimentando ao longo de uma época. Houve períodos em que a equipa jogou um bom futebol, houve outros menos bons, mas os adeptos sempre me trataram com um carinho muito especial. Nenhum treinador fica indiferente a uma relação dessas e muito menos um treinador estrangeiro num país tão distante. Quando, no verão seguinte, faltavam apenas cinco dias para terminar a época, o presidente do Tractor decidiu dispensar-me, com a equipa então já apurada para a Champions asiática e como vice-campeã do Irão. Isso provocou uma onda de indignação entre os fãs, que se foi prolongando ao longo dos tempos até quase forçar o meu regresso, há quase dois meses, ao comando do Tractor... Chegado aqui, é importante que os meus novos leitores sintam também que há muito mais vida para lá do futebol. Há momentos do ponto de vista desportivo que jamais esquecerei, como a emocionante chegada a Tabriz neste meu regresso, com milhares e milhares de pessoas à minha espera no aeroporto, no dia em que se abateu sobre a cidade o maior nevão deste inverno, como jamais esquecerei o dia da final da Taça do Irão, que jogámos fora de casa, a 14 de Fevereiro último, dia em que o Tractor conquistou o primeiro troféu da sua história, e o regresso a Tabriz, por volta da uma da manhã, recebidos por uma multidão em euforia, a saudar os seus heróis e a viver, assim, um dos momentos de maior felicidade enquanto massa adepta desta equipa à qual sinto, cada vez mais, profunda e afectiva ligação... Momentos únicos de quem sabe há muito, fruto da experiência de vida e de futebol, que a glória, mesmo sempre efémera, não deixa de promover um lastro de felicidade, momentânea sim, mas inolvidável... Nessa onda de euforia que o futebol do Tractor trouxe à cidade de Tabriz, tive oportunidade de viver, pela segunda vez na minha vida, uma outra experiência marcante... a visita às crianças, ao ambiente e às emoções fortes de um hospital pediátrico de oncologia... semelhante à visita que fiz, há muitos anos, em Lisboa... Voltei agora, em Tabriz, a viver e a sentir, uma experiência a que regressarei numa próxima crónica. Até lá, perdoem-me, mas preciso de digerir também as emoções de ir perdendo amigos, como acaba de acontecer com a partida do meu amigo Manuel Barbosa."

Toni, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!