Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Objectivamente (Bana)

"Esta semana ficou marcada pelo desaparecimento de um dos nomes mais importantes da cultura lusófona. BANA, ou Adriano Gonçalves, como queiramos. Era uma figura notável da música de Cabo Verde e de África que se radicou em Lisboa desde os anos 70, bem perto do Estádio da Luz, onde fez questão de viver por ser um fervoroso adepto benfiquista. Era, aliás, esta faceta como benfiquista que o tornou ainda mais popular junto dos seus amigos e admiradores quando já à frente do conhecido bar «Monte Cara», em Campo de Ourique, fazia questão de exteriorizar os seus sentimentos de forma bem sofrida quando o SLB perdia ou bem divertida e eufórica quando havia razões para festejar!
Mais tarde foi também ele que inaugurou o B.LEZA no largo do Conde Barão, em Lisboa, com tanto sucesso para a cultura africana e lusófona, que lançou a moda dos bares, discotecas e «noite africana» com o sucesso que hoje é reconhecido.
Bana acompanhava de perto tudo o que dizia respeito ao Benfica. Frequentava o Estádio com os seus amigos na bancada como dizia sentir-se melhor e viver mais intensamente os jogos.
Pode dizer-se que são figuras como Bana que ajudam na divulgação do nome do Benfica pelo Mundo. Dos milhares e milhares de espectáculos que fez por todos os continentes havia sempre uma conversa com os seus compatriotas sobre o Glorioso. Sendo ele um ídolo tinha muitos seguidores que gostavam de o imitar em tudo. Até na sua paixão clubística. O Benfica esteve representado nas cerimónias fúnebres e até o presidente da República de Cabo Verde se deslocou a Lisboa para se despedir de Bana em representação de todos os seus compatriotas.
Foi cremado e as suas cinzas irão para Cabo Verde. Paz à sua alma!"

João Diogo, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!