Últimas indefectivações

domingo, 9 de junho de 2013

Cadeira de sonho

"Um dia depois de resolvido o impasse na situação de Jorge Jesus, a Bolsa ter-se-á intrigado com o impasse na situação de Vítor Pereira. Apesar de o novo treinador do Porto estar prometido para dia 12, a CMVM quis esclarecer o rumor sobre a contratação de Paulo Fonseca. Não é frequente a CMVM fazer interpelações a outras SAD cotadas, além do Benfica, o que sempre deixou em aberto esta dúvida: ou o Benfica não presta contas devidamente ou os outros “players” são mesmo certinhos e organizados.
Desta vez, a SAD do Porto também foi investigada. Não informou sobre a substituição do treinador, excepto que ela não estaria regularizada. Não estaria? Bem, não foi isso que disse o presidente do clube. Ele afirmou aos jornalistas que já tem treinador, mas que só o apresentará no dia 12, e declarou à CMVM que não tem treinador nenhum, aparentemente sonegando aos mercados uma informação relevante.
Ter ou não ter treinador, eis uma questão sem importância nenhuma para alguns quadrantes e quase de vida ou de morte para outros. Na Luz, o treinador é tão importante que a dúvida sobre a continuidade de Jesus provocava angústia pela possibilidade de ser ele o próximo treinador do Porto. No Dragão, o treinador não tem importância nenhuma porque se desenvolveu o mito de que qualquer um, lá, pode ser campeão.
Paulo Fonseca preenche os requisitos do perfil de sucesso que tem feito a diferença nestes 30 anos: menos de 45 anos, alguma experiência em clubes de poucos recursos, imagem de competência, discrição e humildade. Mas sobretudo, disponibilidade absoluta para renovar o ciclo, com a vontade de ganhar que dá cabo das expectativas dos rivais. Carne para o canhão.
Realmente, a fórmula Mário Wilson, do antigo Benfica, adequa-se, apesar das excepções de Artur Jorge e José Mourinho, fenómenos que aparecem a cada vinte anos. Os dragões campeões, bicampeões e tricampeões nunca mais ganham um chavo, além de bons contratos, fora da tal cadeira de sonho. Dá que pensar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!