Últimas indefectivações

quarta-feira, 30 de maio de 2012

'Calcio' infectado


"A bomba esperada desde há algumas semanas explodiu. Os primeiros resultados das investigações que estavam e continuam em curso nas Procuradorias de Cremona e Bari são agora conhecidos. Falta ainda conhecer as conclusões a que irão chegar as outras Procuradorias, e são várias, que têm processos idênticos. Sinal inequívoco de que o futebol italiano não sabe viver sem convulsões. Mas também o único, na Europa, onde estas malfeitorias são publicamente denunciadas e estigmatizadas e depois punidas.
Não se pense, porém, que nos outros países tudo é limpo e edificante, até porque na sua génese está uma organização criminosa transnacional com células na Hungria, Roménia, Suíça, Singapura, China e Japão. Para já. Ontem à noite os arguidos era já mais de 30, entre jogadores (a maior parte), técnicos e dirigentes, quase todos em prisão preventiva, mas as detenções e as buscas domiciliárias prosseguiam em toda a Itália e no estrangeiro. Entre eles, nomes conhecidos: Mauri (capitão da Lazio), Bonucci (Juventus), Pellissier (Chievo), Criscito e Sculli (Génova, Kaladze , Bertani...
Futebolistas que vendem a honra, a consciência para... comprarem um Ferrari.
Perante as proporções que o caso já tomou foi-lhe atribuído o nome de código de Last Bet (última aposta). Na Série A, as partidas incriminadas na época 2010/11 são 7 e os clubes 8: Nápoles, Sampdoria, Brescia, Bari, Lecce, Palermo, Lazio e Génova. Na Série B são 16. Todo este escândalo é penoso e degradante. A questão mais espinhosa e, até, mais alarmante é a de Antonio Conte, técnico campeão com a Juventus, envolvido no jogo Novara-Siena, do qual era treinador. Se se provar o seu envolvimento, a equipa de Turim volta a andar na corda bamba. O problema dos jogadores é fácil de resolver, difícil é o dos clubes se for mantida a cláusula da responsabilidade objectiva prevista nos regulamentos e as implicações que isso terá tanto internamente como no âmbito da UEFA."

Manuel Martins de Sá, in A Bola 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!