"A Direção da Associação Nacional de Delegados de Futebol (ANDF) instituiu o Dia do Delgado, anualmente, comemorado em simultâneo com o aniversário da instituição. Este ano o evento será no dia 18 outubro, na sala Multiusos do Arena Liga Portugal.
O objetivo era ser realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, mas por estarem a decorrer obras de manutenção no auditório previsto nesta data, ficará em aberto a oportunidade para o próximo ano.
Este evento surgiu da constatação, pelos delegados, da falta de um espaço de tertúlia e reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos aqueles que desempenharam esta função e que foram esquecidos pelas entidades que regem as competições a partir do momento que por limite de idade, doença, motivos pessoais ou desclassificação no final de época, deixaram de ser delegados.
Pretendemos com este dia marcar no calendário um momento de encontro de antigos e atuais delegados, da Liga, da FPF e das associações distritais, muitos dos quais nunca mais conviveram pelo facto de habitarem em locais geograficamente afastados ou de participarem em campeonatos distintos.
É sempre um momento de despertar memórias, lembrar dificuldades, recordar amigos que já partiram e partilhar com as novas gerações um historial de exemplos de gestão de conflitos em estádios onde as chamadas zonas técnicas eram bélicas, cinzentas e povoadas com dirigentes e agentes desportivos recordados não pelos melhores motivos.
Essas zonas armadilhadas no início das competições organizadas pela Liga de Clubes foram o maior desafio para o papel dos delegados, no terreno, tendo sido parte ativa no desenvolvimento e implementação de normas e procedimentos, aprovadas pelos clubes, que resultaram na segurança e ambiente civilizado que no presente constatamos nas variadas competições nacionais.
Todo este processo teve um impulso decisivo, a partir de 2015, com a mudança do paradigma determinado pelo presidente da Liga, doutor Pedro Proença, que impôs um projeto de desenvolvimento e profissionalização da função do delegado através de um processo formativo intenso e acompanhado que mudou radicalmente a imagem, o desempenho e o relacionamento dos delegados com todo o universo dos agentes desportivos, interiorizando os valores defendidos pela instituição.
Em paralelo todo o processo foi complementado com a agregação de agentes desportivos como diretores de segurança, de campo e de imprensa terem formação específica obrigatória (ações de formação organizadas pela Liga Portugal) para poderem ser inscritos na Liga e desempenharem as suas funções com perfeito conhecimento das normas em vigor.
Esta convergência de todo o projeto dotou os agentes desportivos de conhecimento e visão profissional determinantes para o sucesso da organização, tendo no delegado o elo de ligação entre os intervenientes no terreno, o organizador e o promotor da competição.
Também sublinhamos que na origem da ANDF esteve o desafio lançado aos delegados, numa ação de formação em Santarém, pelo atual presidente da FPF, que permitiu essa liberdade associativa na criação de uma associação de classe a nível nacional, abrangendo os delegados das competições sob a égide da FPF, tanto profissionais como amadoras, assim como das associações distritais de futebol.
Além do espaço de partilha e convívio, a ANDF aproveita o Dia do Delegado para promover a discussão e a visão que outros agentes desportivos têm sobre a função do delegado.
Neste evento teremos duas mesas redondas, uma com personalidades que ocuparam cargos na FPF, na Liga Portugal e um presidente de uma associação distrital, com visões diferenciadas sobre a função, e outra com coordenadores de diferentes competições que irão debater o presente e o futuro da carreira de delegado.
Um dos objetivos da ANDF é a implementação do estatuto de carreira do delegado que deve iniciar nas competições distritais e terminar com o acesso às competições da UEFA.
Este projeto desenvolvido pela ANDF, está no alinhamento da visão da FPF, Liga de Clubes e pelas associações distritais, pelo que esperamos, até final da época, ser desenvolvido um protocolo entre as várias entidades para a introdução deste estatuto de carreira que será um marco importante na valorização qualitativa dos quadros de delegados dos organizadores das competições."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!