Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Roberto Martínez, o extraterrestre


"Selecionador acha que ‘apaixonados’ é a melhor forma de falar da equipa; será provavelmente o único a pensá-lo

«Recebi muitas palavras, muitas ideias, mas acho que a nossa Selecão mostra paixão. No treino, a vestir a camisola, a representar o país. Por isso, apaixonados é a palavra que melhor descreve o grupo.»
Roberto Martínez, selecionador nacional, sobre o cognome para a equipa no Euro-2024

A Federação Portuguesa de Futebol teve uma iniciativa interessante, desafiando os adeptos a enviarem sugestões para que Roberto Martínez, selecionador nacional, escolhesse o cognome da equipa que está a competir no Euro-2024. É verdade que muitos foram rapidamente esquecidos e não ficaram na história, mas os jogadores de 1966 ainda são os magriços, os de 1984 os patrícios, até os infantes de 1986 ou os conquistadores de 2014 ainda tiveram alguma tração, para não falar das navegadoras da seleção feminina do Mundial-2023, cognome de tal forma divulgado que foi adotado pela federação como designação oficial.
O problema da iniciativa da FPF foi ter selecionado o extraterrestre Martínez para escolher, supostamente de entre as muitas sugestões recebidas (ou de entre umas poucas que lhe apresentaram), a designação final para a equipa do Euro-2024. E não, o problema não é só ser estrangeiro e não conhecer a história destes cognomes – quero acreditar que alguém na FPF lhe tenha explicado o que se pretendia e o que estava em causa.
O verdadeiro problema é que Martínez, por vezes e por algumas coisas, parece alheado de tudo o que não é especificamente pontapé na bola – como quando votou para o melhor jogador de 2023 com base no que os jogadores fizeram no Mundial de 2022, que já tinha sido avaliado no ano anterior.
A FPF não deu parte de fraca e já usou o cognome apaixonados. Não acredito que mais alguém o faça..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!