Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Editorial


"1. Grande vitória europeia do Benfica diante da Juventus, em Turim. Mais que o resultado, que ficou até aquém das oportunidades criadas, e a superioridade demonstrada em toda a segunda parte, impressionou a personalidade e a maturidade da equipa. Num jogo que até nem começou bem, o Benfica soube reerguer-se, impor as suas ideias em campo, paulatinamente garantir ascendente sobre o gigante italiano e virar a partida. Sempre por cima depois do primeiro quarto de hora. Só faltou 'matar' uma Juventus aturdida, tamanha foi a consistência do Benfica.

2. Mais do que o 1-2 - um resultado que ficará sempre para a história como uma bela noite europeia -, impressionou a dimensão internacional do Benfica, onde, nos primeiros 30 minutos da segunda parte, não somente vira o resultado como tem mais três oportunidades flagrantes quando está senhorial na partida. Não foi um Benfica pequenino, a preencher a defesa e o meio-campo, a trair a sua identidade, à procura do ponto, a jogar fechado e a espreitar um contra-ataque, num golpe de fortuna ou num esticão inesperado. Não, nada disso! Foi uma equipa madura, segura de si própria, com uma ideia de jogo bem definida, a explanar as suas virtudes perante um estádio da Juventus cada vez mais silenciado em contraste com a crença inabalável e incansável dos quase 2 mil benfiquistas que valiam por todos os tiffosi italianos.

3. Dimensão, maturidade e afirmação europeias. O caminho é longo, e a grande virtude desta equipa é nunca deslumbrar-se com cada triunfo ou passo dado em frente. São 6 pontos na Liga dos Campeões 5,4 milhões de euros de receita, e 12 vitórias consecutivas em jogos oficiais. Mas o próximo desafio é sempre o mais difícil e o mais importante. Já no domingo, diante do Marítimo, seremos de novo postos à prova, e o passado recente pouco ou nada conta. É este o espírito que cultivamos e nos vai ajudar a ultrapassar as adversidades. Sem euforias o com uma permanente noção das responsabilidades e da nossa história. A mesma que levou a Direção do Benfica a uma bonita homenagem em Superga, na colina que encima Turim, relembrando os heróis da grande equipa do Torino falecidos tragicamente depois de um jogo em Lisboa. A memória é o que nos eleva o futuro.
Vamos, Benfica!"

Pedro Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!