"Será Uma Parceria De Sucesso?
Luís Manuel Ferreira Castro tem 42 anos, está no SL Benfica desde 2020 e conduziu os sub-19 das águias ao título da UEFA Youth League 2022 – depois de também já ter conseguido a final em 2020, onde perdeu contra o Real Madrid – e agora foi promovido a treinador da equipa B. É este o novo responsável por fazer a rotação das “reservas” do SL Benfica e de servir de elo de ligação, entre a formação e a equipa A, orientada por Roger Schmidt.
Luís Castro, que também orientou os sub-23 antes de “assinar” pelos B, já recebeu a promessa de Schmidt de apostar em jogadores vindos do Seixal, e para isso o alemão contará obviamente com a preciosa ajuda de um dos grandes conhecedores da qualidade existente no Benfica Campus.
Diego Moreira, Henrique Araújo e Martim Neto já foram recomendados publicamente por Castro, mas outros estarão também na calha para os próximos tempos.
Está à vista a importância da sinergia Castro-Schmidt na gestão da(s) próxima(s) época(s) desportiva(s) das águias. O SL Benfica, dentro da sua estrutura, tem de ter um projeto de jogador – como acontece em todos os grandes clubes.
Ambos os treinadores têm de estar na mesma página, relativamente ao patamar em que se encontram os jovens do Seixal. Os que estão prontos para ser já promovidos, aqueles que precisam de mais um ano de desenvolvimento nos juniores/equipa B e os que precisam de rotação fora de portas, noutro clube ou liga.
Não será pelo alemão que essa ligação não se dará de forma regular. Ao comando do PSV, Schmidt sempre teve jogadores jovens no seu plantel.
A equipa B do clube neerlandês era formada essencialmente por jogadores jovens, com média de 21 anos – de resto, Luís Castro, já falou sobre essa ser também a sua visão para uma equipa B – e durante a época, alguns jogadores, aqueles que se sobressaíam, eram chamados aos treinos do conjunto principal e às vezes até eram convocados a jogar.
Como indiquei no início do texto, existem já alguns jovens que estarão prontos para integrar de forma fixa o plantel da nova época, ou no limite, serem chamados com regularidade aos treinos/convocatórias. Falo de Diego Moreira, Henrique Araújo e Martim Neto. Extremo esquerdo, ponta de lança e médio centro, respetivamente.
E se Diego até pode esperar um ano mais, por ter apenas 17 anos. Henrique e Martim, podem e devem fazer parte do plantel que vai tentar alcançar o título nacional que foge desta casa desde 2018/2019.
Tentando manter o meu lado benfiquista à parte, julgo que os timoneiros de ambos os conjuntos foram bem escolhidos, tendo em conta os objetivos e a visão que se quer para o futuro do clube. Que se inicie a época 2022/2023."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!