Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Saltos para a piscina


"Manouchehr Fasihi é um perfeito desconhecido em Portugal. E, muito provavelmente, em todos os países que não o seu - o Irão. Em 1964, Fasihi fez história ao participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O iraniano tinha 24 anos e representou o seu país na prova de saltos para água desde a plataforma de três metros. Chegava à competição com uma medalha de bronze na disciplina, nos Jogos Asiáticos de 1958, que decorreram também na capital japonesa. Em 1964, no entanto, os seus mergulhos para a piscina só lhe valeram a penúltima posição da classificação geral.
Os saltos para a água constam do programa olímpico desde 1904 (St. Louis, EUA) e da lista de atletas de gabarito internacional, os grandes campeões da modalidade, fazem parte nomes como Greg Louganis ou Tom Daley. O primeiro, norte-americano, é uma lenda. Conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA) e Seul (Coreia do Sul).  O segundo britânico está a caminho de ser um imortal, tendo já conquistado quatro medalhas olímpicas aos 27 anos.
O Irão tem uma vasta tradição olímpica de medalhas noutras modalidades, como a luta-grego romana e o halterofilismo, principalmente. Mas também já chegou ao pódio em taekwondo, atletismo, tiro e karaté. Em saltos para água, não. O feito de Fasihi em 1964 continua por ser ultrapassado, mas pode estar por pouco.
A ver o que se tem passado no campeonato português de futebol nesta época - e na anterior -, há concorrência para Fasihi. O avançado iraniano Medhi Taremi tem mostrado dotes únicos na arte do mergulho, do salto para a piscina de relva. É convincente, arrojado, aproveita todas as oportunidades para um dia, quem sabe?, tentar a sua sorte desde a plataforma de três ou dez metros. O problema é que os juízes olímpicos, ao contrário dos árbitros e do VAR em Portugal, estão bem atentos às falhas e não perdoam os artistas que os tentam enganar."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!